Celso Amorim sugere segundo turno da eleição presidencial na Venezuela

O assessor Celso Amorim sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a realização de um segundo turno na eleição presidencial da Venzuela.

Segundo apuração da analista política da CNN Jussara Soares, a proposta, feita informalmente, está causando estranheza nos círculos diplomáticos brasileiros. A sugestão não tem respaldo nas negociações oficiais conduzidas pelo Itamaraty.

A ideia de um novo pleito entre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o opositor Edmundo González não encontra apoio nem mesmo entre a oposição venezuelana, apurou a analista.

A proposta surge em um contexto de contestação dos resultados eleitorais declarados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão alinhado a Maduro, que deu vitória ao atual presidente venezuelano.

Postura brasileira em xeque

A sugestão de segundo turno destoa da posição que o Brasil vinha adotando até o momento. O país evita tanto reconhecer o resultado oficial quanto os dados apresentados pela oposição, buscando uma posição intermediária.

A indefinição prolongada aumenta a pressão sobre o governo brasileiro, que se colocou como interlocutor na crise venezuelana. Até o momento, Lula não conversou nem com Maduro nem com González, mantendo a condição de que uma conversa só ocorreria se a outra também acontecesse.

Articulações diplomáticas em curso

O Brasil reafirma que mantém negociações conjuntas com Colômbia e México.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, embarca para a Colômbia, onde se reunirá com o chanceler colombiano Luis Gilberto Murillo na quinta-feira.

A situação na Venezuela será um dos temas centrais do encontro, demonstrando os esforços contínuos da diplomacia brasileira em buscar uma solução para a crise política no país vizinho.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Celso Amorim sugere segundo turno da eleição presidencial na Venezuela no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.