Silvio Santos: a gentileza e generosidade do homem que fazia questão de ser simples

25 de outubro de 2017. Em teoria, uma quarta-feira como outra qualquer. Estava em reunião com minha equipe editorial definindo o cronograma dos lançamentos que sairiam em breve. O clima geral era de alegria, pois tínhamos acabado de receber da gráfica os primeiros exemplares da biografia do Silvio Santos; escrita após anos de pesquisa e trabalho com minha amiga Anna Medeiros.  

Entre uma definição corriqueira e outra, minha atenção é capturada pelo toque do celular. Por acaso do destino – ou talvez intuição – e contrariando meu costume de não atender números desconhecidos, peço licença aos colegas e decido aceitar a chamada. Do outro lado da linha, ouço uma das vozes mais conhecidas do Brasil e a voz que esteve em minha mente durante todo esse tempo: era o Silvio Santos. 

 

Com toda gentileza e generosidade, Silvio explica que o objetivo da ligação era elogiar o trabalho que foi realizado. Qual a chance de um homem ocupado como o Silvio tirar um tempo do seu dia para reconhecer o trabalho de uma pessoa que ele até então desconhecia? Mas essa é a essência do Silvio Santos. 

Sem acreditar no que estava acontecendo, perguntei a ele se poderia colocar no viva-voz para que a equipe que trabalhou no livro pudesse participar daquele momento. Ele não só autorizou como conversou com cada um dos profissionais ali presentes, levando algumas pessoas, inclusive, às lágrimas.  

Algumas semanas depois desse episódio, Silvio me ligou novamente convidando para que eu fosse até o SBT. Imaginei que gostaria de falar algo mais sobre o livro. Quem sabe bater um papo, tirar uma foto. Eu praticamente já tinha crachá do SBT de tanto que andava por lá entrevistando os artistas e profissionais por trás das câmeras para o livro. Contudo, para minha surpresa, descobri literalmente em frente ao palco que eu seria uma das atrações do Programa Silvio Santos.  

Desse dia, também guardo o encontro com a Patrícia Abravanel nos bastidores. Me recordo do seu abraço verdadeiro e da generosidade nas palavras. Ela chegou até mesmo a publicar em suas redes sociais elogios ao livro. Generosidade e carisma são marcas importantes de toda a família. Recentemente estive no SBT para o lançamento da novela “Caverna Encantada” e fui muito bem recebida pela Daniela Beyruti, que chegou a acalentar e pegar meu filho no colo.  

Esses são apenas alguns episódios dentre tantos outros incríveis envolvendo o Silvio Santos. Um homem que é um mito, mas sempre fez questão de ser simples. Apesar de ter grandes conquistas em seu currículo, uma família maravilhosa e uma fortuna em sua conta, sempre fez questão de olhar verdadeiramente para o outro e alavancar todos ao seu redor. O Brasil até que poderia colocá-lo em um pedestal, mas ele sempre fez questão de ter os pés firmes no chão. 

Até hoje penso no Silvio e me questiono qual o segredo do tamanho fascínio que ele exerce nas pessoas. Sou imensamente grata por ter tido a oportunidade de documentar para a posteridade sua biografia e ter tido o privilégio de conhecê-lo pessoalmente. Pesquisar e escrever sobre Silvio Santos foi uma jornada de aprendizado e surpresas surpreendentes.  

Tenho convicção de que seu legado não termina aqui. Mais do que um grande homem, com uma história digna de filme, o Brasil perde um grande ser humano. Alguém que deixará sua marca não somente pelas realizações profissionais, mas também pelas vidas que ajudou a transformar.  

Nesse momento, todo o povo brasileiro sofre. Assim como eu sofro. Mas, pensando no meu encontro com Patrícia e Daniela (que são uma extensão do coração do Silvio, bem como Dona Iris, Cinthia, Silvia, Rebecca e Renata)… sei que seu legado sempre estará vivo.

Herdeiras de Silvio Santos: conheça as 6 filhas do apresentador

* Marcia Batista é autora de “Silvio Santos – A biografia definitiva”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Silvio Santos: a gentileza e generosidade do homem que fazia questão de ser simples no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.