No Vaticano, véspera do Natal marca o começo do Jubileu dos católicos

O Jubileu, que acontece a cada 25 anos, vai durar todo o ano de 2025, com muitos eventos, encontros e iniciativas de reconciliação. No Vaticano, véspera de Natal abre o ano do Jubileu da Igreja Católica
No Vaticano, a véspera do Natal marcou o começo do Jubileu dos católicos.
Uma Praça São Pedro animada neste Natal: 30 mil pessoas foram acompanhar a abertura do Jubileu de 2025 e a Missa do Galo. Mesmo com o esquema de segurança, que teve até robôs antibomba, e apesar do frio de 6ºC, fizeram fila. Muitos assistiram à cerimônia do lado de fora, pelo telão.
O Papa Francisco, ainda resfriado e com tosse, estava muito reflexivo nas orações antes da cerimônia. Ele pediu reconciliação e paz no mundo. Representantes de várias igrejas e comunhões cristãs foram à basílica. Um gesto de hospitalidade e união.
Ao som do coro da Capela Sistina, o Papa Francisco chegou diante da Porta Santa, uma obra do século XV, esculpida em bronze, com representações de pecado e de perdão. Francisco bateu na imensa porta, que se abriu. E com este gesto, deu início ao Jubileu oficial de 2025.
Roma se prepara para o Jubileu da Igreja Católica
Segundo a tradição, a partir de agora, quem passar pela Porta Santa da Basílica de São Pedro – e por outras de mais três basílicas de Roma – pode obter a indulgência plenária – isto é, o perdão de todos os pecados. Um ritual religioso que leva gente do mundo inteiro.
O Jubileu movimenta toda a cidade de Roma, que se prepara faz muitos meses. Uma nova praça foi inaugurada, que liga Roma ao Vaticano, com espaço para 150 mil pessoas. A Praça Pia, a maior área de pedestres da capital italiana.
E a Fontana de Trevi, restaurada e pronta, com o seu ritual pagão, reabriu e voltou a encantar os turistas, que lançam moedas nas suas águas.
Outros países também se preparam. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor já vestiu a camisa do Jubileu.
O Jubileu vai durar todo o ano de 2025, com muitos eventos, encontros e iniciativas de reconciliação. Jubileu oficial aberto, já se fala em um Ano Santo Extraordinário em 2033, para homenagear os 2 mil anos da morte de Jesus Cristo, segundo a tradição católica.
LEIA TAMBÉM
Exposição no Vaticano reúne presépios de várias partes do mundo
Vaticano inclui evento organizado por católicos LGBT no calendário oficial do Jubileu 2025
Adicionar aos favoritos o Link permanente.