100 Milhas Piracicaba tem corrida de fuscas e celebra os 257 anos da cidade


Fuscas disputam prova neste domingo (18) no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo; veja fotos e programação. 100 Milhas Piracicaba tem corrida de Fuscas e celebra os 257 anos da cidade
Edijan Del Santo/EPTV
A 35ª edição da 100 Milhas Piracicaba, tradicional corrida automobilística do calendário esportivo brasileiro, é disputada neste domingo (18). No circuito, ocorre também a Copa Fusca. – Veja fotos.
A categoria Copa Fusca GT-Oil atualmente disputa o Campeonato Paulista durante o ano, composta por oito etapas em Interlagos (SP) e uma etapa em Goiânia (GO), completando as nove etapas da competição.
De acordo com a organização, os fuscas precisam seguir um regulamento do campeonato. “Todos devem acompanhar as especificações, lembrando que o câmbio é original do Fusca, de quatro marchas , freio a lona na traseira e chassis de Fusca! É um Fusca, porém na reta, ele chega ai na faixa de seus 170 quilômetros por hora”, especifica.
Evento integra calendário oficial da cidade
Parte do calendário oficial do município, a prova também marca o aniversário de Piracicaba, que em 2024 completa 257 anos de fundação.
Treinos
Os treinos e as provas ocorrem no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e reúne competidores de diferentes estados do país. A prova contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias.
Disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades exigindo muita técnica e perícia dos pilotos, a prova se desenvolve por 78 voltas na pista, totalizando um percurso de 163 quilômetros, equivalente a 100 milhas.
Apesar da prova ser disputada em um domingo, são considerados três dias de competições, já que os preparativos começaram na sexta-feira (16), com os primeiros treinos livres. Na véspera da corrida, no sábado (17), tiveram mais treinos e tomada classificatória, para a formação do grid de largada.
Três categorias em um único grid
Principal corrida da programação, as 100 Milhas Piracicaba são dividida em três categorias, proporcionando ainda mais adrenalina aos fãs do automobilismo.
Os competidores, compartilhando o mesmo grid de largada, participarão nas categorias Tubular e Turismo 1.4 e 1.6. Essa será uma oportunidade de ver carros de diferentes estilos competindo lado a lado com os pilotos, individualmente, em duplas ou equipes com mais integrantes, mostrando suas performances na pista.
Preliminares
A grande novidade deste ano serão as três provas preliminares que serão disputadas nas categorias Fuscas, Fórmula eVolution e Fórmula 1600, cada uma delas correndo duas baterias, uma no sábado e outra no domingo.
Ingresso solidário
A 35ª edição do 100 Milhas Piracicaba terá como novidades uma ação solidária e não cobrará ingressos. A entrada para o público será simbólica: 1 kg de alimento não perecível e que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. O estacionamento terá o valor de R$ 30.
História
Um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de grandes nomes como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. Com a criação do ECPA, a prova passou a faz parte do calendário oficial do município.
“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, informa Benedito Giannetti Júnior, proprietário do autoclube.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.