Lula pede clareza histórica durante visita à galeria de ex-presidentes no Palácio do Planalto

O presidente Lula manifestou sua insatisfação em relação à exposição na galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto. Durante uma visita ao local, ele solicitou que fossem incluídas informações sobre as “mentiras” propagadas por Jair Bolsonaro e o “golpe” que levou ao impeachment de Dilma Rousseff. “O que eu quero é que conte a História, a Dilma (Rousseff) foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe, depois esse aqui (apontando para Michel Temer) não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma, tá? Depois esse aqui (apontando para Jair Bolsonaro) foi eleito em função das mentiras. É isso que tem que contar.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Lula enfatizou a importância de contextualizar os eventos históricos, de modo que os visitantes possam compreender melhor o que ocorreu no Brasil nos últimos anos. “Isso aqui é a data que governou, não a data que nasceu. Se você não explica, ninguém entende. Você tem que explicar, a pessoa que vem aqui ver, tem que saber o que aconteceu. O Collor foi eleito e foi ‘impichado’ em tal data. Esse aqui (apontando para foto de Itamar Franco), assumiu no lugar do Collor, porque se não as pessoas passam aqui e não entendem a História”, disse.

“Foi presidente do Brasil e nasceu quando (Júlio Prestes)? Você explica quando ele nasceu, mas não explica quando ele governou. E esse aqui (Getulio Vargas)? Essa aqui tem que estar dito publicamente foi eleito em 1930, até 1945, foi cassado, voltou em 1950 eleito pelo povo e ficou até 1954 quando morreu, se matou. Porque aí a pessoa vem aqui e vê e vai saber da História”, afirmou o presidente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.