Incêndios em Los Angeles: Entenda como o fogo começou a se espalhar

À medida que a investigação sobre como os incêndios de Eaton e Palisades começou, imagens e dados de satélite identificaram as áreas onde eles inicialmente surgiram.

Incêndio de Palisades: O Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, conhecido como Cal Fire, informou que o incêndio de Palisades começou às 10h30 de terça-feira (7).

Uma imagem de satélite da Agência Espacial Europeia, tirada às 10h37, horário local, na terça-feira, mostra o incêndio que acabaria se tornando o Palisades. Ele mostra uma nuvem significativa de fumaça vinda de uma área diretamente a leste do bairro The Summit, de Los Angeles.

A Orora Technology, uma empresa de inteligência térmica que detecta, rastreia e prevê incêndios florestais usando satélites, também identificou um ponto crítico naquela área às 10h35, horário local, na terça-feira.

Há uma série de trilhas para caminhadas, incluindo a trilha Temescal Ridge, na área em que a nuvem de fumaça é vista e o ponto quente foi detectado.

Não há grandes linhas de transmissão elétrica na área onde o incêndio começou, de acordo com uma análise da CNN sobre os dados da Comissão de Energia da Califórnia. A linha mais próxima fica a quase cinco quilômetros a leste.

No entanto, uma revisão de imagens recentes tiradas ao longo da trilha Temescal Ridge mostra que há uma pequena linha de energia localizada ao longo da cordilheira e perto da área onde as imagens de satélite e os dados da Orora Technologies indicam que o incêndio de Palisades começou.

A CNN entrou em contato com o Departamento de Água e Energia de Los Angeles – o fornecedor de serviços públicos para grande parte da grande Los Angeles – para comentar e saber se ele controla e opera a pequena linha de energia.

Investigadores de incêndio criminoso foram destacados para ver como o incêndio em Palisades começou, de acordo com a chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley.

Incêndio de Eaton: O Cal Fire disse que o incêndio de Eaton começou às 18h18 (horário local), também na terça-feira. O primeiro ponto quente detectado pela Orora Technologies foi às 18h35, próximo à área de Eaton Creek, a leste de Altadena.

Além de uma série de trilhas para caminhadas, há duas grandes linhas de transmissão de energia, de propriedade e operadas pela Southern California Edison, na área. Uma linha é de 220 quilovolts e a outra é de 66 quilovolts.

Não está claro neste momento se essas linhas de transmissão tiveram algum papel no início do incêndio de Eaton neste momento.

Southern California Edison disse que as duas principais linhas de energia perto do local de ignição do incêndio de Eaton foram desenergizadas antes do início do incêndio.

“As linhas de distribuição da SCE imediatamente a oeste de Eaton Canyon foram desenergizadas muito antes do horário de início do incêndio relatado, como parte do programa de desligamento de energia de segurança pública (PSPS) da SCE”, disse a concessionária em um comunicado. “A SCE está atualmente conduzindo uma revisão do evento.”

O chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, disse aos repórteres na quarta-feira que os investigadores de incêndio criminoso do Serviço Florestal dos EUA estavam investigando os incêndios junto com o Corpo de Bombeiros de Los Angeles e o Departamento do Xerife de Los Angeles.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndios em Los Angeles: Entenda como o fogo começou a se espalhar no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.