“O candidato em 2026 vai ser Lula”, diz Jaques Wagner à CNN

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo na Casa Legislativa, afirmou nesta sexta-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

“Eu vejo ele muito determinado, muito obcecado para fazer o melhor pelo país. Eu não vejo cansaço nele, evidentemente ele teve o episódio do acidente doméstico e é óbvio que preocupou todo mundo, preocupou ele. Ele está na reta, praticamente, final para dizer: tô 100%. Então você sente que ele está com muito vigor, doido pra voltar à atividade física. Eu não vejo nenhum sinal nele de que ele não queira ser candidato em 2026 e, na minha opinião, o candidato desse grupo aqui em 2026 vai ser o Lula”, afirmou Wagner

O chefe do Executivo bateu a cabeça em 19 de outubro do ano passado. Lula levou pontos, realizou exames e seguiu a vida normalmente. No entanto, em dezembro, precisou realizar uma cirurgia após sentir fortes dores de cabeça.

O presidente sofreu um “sangramento tardio” no cérebro, segundo o neurocirurgião Marcos Stavale, em consequência do tombo que ocorreu meses antes. Ele precisou ser levado para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, para drenar o hematoma na cabeça. O médico pessoal do presidente e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, dr. Roberto Kalil Filho, esclareceu que Lula “não teve sequela alguma” e nem desenvolveu “nenhum comprometimento no cérebro”.

Lula retornou às atividades no Palácio do Planalto na última segunda-feira (06). O último compromisso no local foi em 9 de dezembro, quando, já sentindo dores na cabeça, se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado em uma semana que prometia ser intensa no Congresso Nacional.

Mudança nos ministérios

De acordo com o líder do governo no Senado, Lula está “bastante reflexivo” para realizar mudanças nos ministérios.

Recentemente, Lula substituiu o chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O marqueteiro Sidônio Palmeira assumiu a pasta no lugar de Paulo Pimenta.

“Não posso te dizer se ele vai fazer mais mudanças em janeiro. Estive com ele antes de ontem à noite, na casa dele, jantamos lá, e ele está em processo de amadurecimento. Eu, sinceramente, se falasse qualquer coisa aqui, estaria sendo leviano, é óbvio que ele está olhando para muitos lugares para fazer as mudanças”, disse Jaques Wagner.

“O presidente Lula ainda não chegou no modelo que ele quer e ele só vai anunciar quando ele tiver um modelo, porque se você mexe numa peça, você tem que saber onde vai realocá-la, então tem um conjunto de coisas que ele está bastante reflexivo e eu não tenho dúvida que, em algum momento, ele vai encontrar o modelo correto”, acrescentou o senador.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “O candidato em 2026 vai ser Lula”, diz Jaques Wagner à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.