Blinken diz que “ponta solta” no acordo para Gaza está sendo resolvida

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, declarou nesta quinta-feira (16) que está confiante de que o acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas começará no domingo (19), como esperado, “apesar de uma falha de última hora”.

Blinken, durante última entrevista coletiva como diplomata dos EUA, afirmou que está em contato com Brett McGurk, negociador americano, e autoridades do Catar mais cedo nesta quinta (16) para resolver a questão.

“Não é surpreendente que em um processo e negociação que tem sido tão desafiador e tão tenso, tenha uma ponta solta. Estamos amarrando essa ponta solta”, destacou.

O gabinete do governo de Israel deve se reunir nesta sexta-feira (17) para votar o acordo de cessar-fogo e libertação de reféns para a Faixa de Gaza, segundo uma autoridade israelense.

A reunião acontecerá um dia depois do que estava inicialmente prevista para acontecer, depois que o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que obstáculos de última hora ainda estavam sendo resolvidos nas negociações em Doha.

Nesta quinta (16), após o adiamento da reunião em Israel, uma autoridade do Hamas afirmou que o grupo está comprometido com o acordo de cessar-fogo anunciado pelos mediadores.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

*com informações da Reuters

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Blinken diz que “ponta solta” no acordo para Gaza está sendo resolvida no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.