MG: Motorista da carreta envolvida em acidente que matou 39 pessoas é preso

O motorista da carreta envolvida em um acidente na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que deixou 39 pessoas mortas, foi preso na manhã desta quinta-feira (21), no Espírito Santo. A informação foi divulgada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), nas redes sociais.

O governador Zema frisou que a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas. A prisão do suspeito foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais, após decreto do juiz Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni.

De acordo com o magistrado, alguns elementos foram constatados durantes as investigações:

  • Ausência do motorista no local do acidente;
  • Sobrepeso da carga da carreta;
  • Ausência de conferência das condições de transporte da carga pelo motorista;
  • Excesso de velocidade do veículo;
  • Jornada exaustiva de viagem;
  • Falta de descanso adequado;
  • Uso de entorpecentes;
  • Excesso de velocidade do caminhão, que trafegava a 90 km/h – quando o permitido para a via era de 80 km/h.

A análise dos fatos e o depoimento de inúmeras testemunhas levaram o juíz a considerar que o motorista assumiu diversos riscos, caracterizando o crime como dolo eventual.

Além disso, o condutor admitiu não ter o costume de verificar a amarração do material que transportava e dos limites de peso. Na avaliação do juiz,  isso evidenciou “a absoluta irresponsabilidade e inaptidão para exercício de seu ofício”.

O magistrado destacou ainda que se tratava de “simples descuido ou inobservância de um dever de cuidado objetivo, mas em deliberada assunção de risco, mormente quando embalado pelo uso de drogas diversas”. Diante disso, foi decretada a prisão do investigado.

A CNN procurou a Polícia Civil para obter mais informações sobre a prisão do motorista, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

O acidente

O acidente ocorreu na altura de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, na madrugada do dia 21 de dezembro de 2024.

A causa foi um bloco de granito que se soltou do caminhão e atingiu um ônibus, que seguia no sentido contrário. O ônibus, que transportava 45 passageiros, perdeu o controle e colidiu com a carreta.

Um Fiat Argo que vinha atrás do ônibus se chocou posteriormente contra o caminhão. Os passageiros do veículo de passeio foram resgatados com vida.

*Sob supervisão 

Este conteúdo foi originalmente publicado em MG: Motorista da carreta envolvida em acidente que matou 39 pessoas é preso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.