EUA saírem do Acordo de Paris é “lamentável”, diz comissário do clima da UE

É “verdadeiramente lamentável” que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retire os EUA do Acordo de Paris, afirmou Wopke Hoekstra, comissário climático da União Europeia, nesta terça-feira (21).

Após tomar posse na segunda-feira (20), Trump assinou ações executivas para se retirar do tratado internacional sobre mudanças climáticas, no qual quase 200 países concordaram em trabalhar juntos para limitar o aquecimento global.

“É um desdobramento verdadeiramente lamentável que a maior economia do mundo, e um dos nossos aliados mais próximos na luta contra as mudanças climáticas, esteja se retirando do Acordo de Paris”, disse Hoekstra, em publicação no X.

O comissário declarou que o acordo “tem bases sólidas e veio para ficar”, e acrescentou que, “apesar desse revés, continuamos comprometidos em trabalhar com os EUA e nossos parceiros internacionais para abordar a questão urgente das mudanças climáticas”.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também postou no X sobre o tratado, escrevendo que “todos os continentes terão que lidar com o crescente fardo das mudanças climáticas”.

“O Acordo de Paris continua sendo a melhor esperança da humanidade. A Europa manterá o curso. E continuaremos trabalhando com todas as nações que querem parar o aquecimento global”, disse von der Leyen.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA saírem do Acordo de Paris é “lamentável”, diz comissário do clima da UE no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.