Tecnologia ajuda na prevenção e resposta a emergências

Os desastres naturais vêm aumentando expressivamente nos últimos anos.

Em 2024, por exemplo, o Brasil viveu uma das maiores tragédias climáticas com as enchentes no Rio Grande do Sul, que inundaram grande parte das cidades, gerando destruição e desabrigados.

As chuvas intensas têm causado estragos significativos, mas as secas e os incêndios florestais, também. Segundo a WWF (World Wildlife Fund), entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2024, foram registrados 134.979 focos de incêndios na Amazônia – um aumento de 43,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Se de um lado crescem as emergências, sejam elas ambientais, químicas ou biológicas, por outro a tecnologia vem contribuindo de forma robusta para a redução dos impactos gerados.

O combate a incêndios florestais ocorridos nas regiões do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é um exemplo. Robôs de última geração operados por controle remoto; helicópteros que lançam água e retardantes por meio do mecanismo Bambi Bucket acoplado nas aeronaves; quadriciclos com equipamentos que atomizam água e até canhões de alta vazão foram alguns dos recursos e equipamentos utilizadas pela Response – vertical da Ambipar especialista em prevenção, gestão e atendimento a emergências ambientais, químicas e biológicas que afetam a saúde, meio ambiente e o patrimônio.

“Estamos enfrentando um aumento expressivo nos desastres naturais, como as enchentes no Sul e os incêndios florestais. Para mitigar esses impactos, a Ambipar utiliza tecnologias de ponta, reafirmando o compromisso em liderar operações de alta complexidade com eficiência e inovação”, destacou o CEO da Ambibar Response, Rafael Espiríto Santo.

 

 

Resposta a emergência

A companhia atende com projetos de gestão e prevenção de riscos a todos os modais e setores (rodoviário, ferroviário, industrial, marítimo, fluvial, dutoviário e florestal) e gerencia emergências globalmente de forma simultânea, escalável e padronizada, por meio de equipes treinadas e qualificadas para operar. A Ambipar tem expertise em Hazmat (resposta a emergências com produtos perigosos); Fire (combate a incêndios industriais e florestais); Oil Spill (combate a derramamentos de óleo onshore e offshore); Medical (resposta a emergências médicas – APH); além de oferecer treinamento internacional Hazmat.

São mais de 600 bases operacionais distribuídas estrategicamente na América do Sul, América do Norte, Europa, África, Oriente Médio e Antártida para prestar o melhor atendimento em gestão de crises. A Companhia conta ainda com o Command Center – Central de Controle e Gerenciamento de Emergências (CECOE), certificada sob a Norma UNE-ISO 22320, composta por especialistas em gerenciamento de crises, que subsidiam os tomadores de decisões com informações detalhadas dos cenários emergenciais e asseguram operação durante 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Com mais de 200 mil emergências atendidas, a Ambipar atua com profissionais especializados, equipamentos tecnológicos de última geração e o uso de técnicas baseadas em protocolos reconhecidos mundialmente.

 

Expertise e tecnologia

Garantindo autonomia em energia e disponibilidade de sistemas de transferência de fluidos para os mais variados tipos de produtos químicos, como gases e líquidos inflamáveis, gases tóxicos, líquidos corrosivos, líquidos viscosos, entre outros, a Ambipar possui grande experiência no atendimento a emergências.

Devido a sua expertise, foi acionada pelo governo da Espanha para ajudar na recuperação de Valência, cidade espanhola duramente atingida por chuvas intensas, que resultou em inundações devastadoras, em 2024.

No território espanhol, a companhia mobilizou uma estrutura robusta para a operação, incluindo equipes especializadas para restaurar as áreas mais afetadas.

No mesmo período, a Ambipar Response atuou na limpeza dos estragos causados pelo furacão Milton, atendendo locais como indústrias, resorts, hospitais e serviços públicos. Entre os destaques dessa operação está o aeroporto de Tampa, na Flórida. A companhia também teve atuação em áreas atingidas pelas enchentes na Carolina do Norte, operação para a qual destacou equipes previamente localizadas no Texas, na Dakota do Norte e no Colorado para apoiar as regiões afetadas. Cerca de 30 clientes foram atendidos por uma equipe de aproximadamente 50 profissionais, reforçando o compromisso da Ambipar em responder rapidamente a emergências de grande impacto.

Além disso, no primeiro semestre de 2024, a Ambipar se juntou à corrente de apoio humanitário às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, mobilizando 68 especialistas em emergências para colaborar com as autoridades nas regiões afetadas. A empresa disponibilizou uma série de recursos para auxiliar nos esforços de resgate e salvamento, incluindo 2 helicópteros, 30 embarcações, 6 viaturas, 21 escavadeiras e 12 caminhões. Simultaneamente, a Ambipar destaca-se como a única empresa brasileira a atuar na megaoperação de retirada do cargueiro M/V Dali, no rio Patapsco, em Baltimore (EUA). Com mais de 30 profissionais alocados em tempo integral, a empresa colabora com o Comando Unificado de Resposta para estabilizar a embarcação, restaurar a navegação, remover o navio do local e realizar a limpeza dos destroços na baía onde o acidente ocorreu.

Entre os equipamentos utilizados, bombas com capacidade de remoção de até 20 mil litros cúbicos de água por minuto, essenciais para desobstruir subsolos inundados; caminhões pesados; guindastes; um caminhão de combate a incêndios com uma bomba hidráulica submersa, além de 24 mergulhadores e drones para inspeção, que agiram rapidamente para controlar a tragédia.

Com essas e outras atuações, a Ambipar vem contribuindo significativamente para prevenir ou mitigar os impactos provocados pelas emergências ambientais, químicas ou biológicas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tecnologia ajuda na prevenção e resposta a emergências no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.