Rubio visitará América Central em primeira viagem como diplomata dos EUA

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, viajará para a América Central em sua primeira viagem como o principal diplomata americano.

Rubio deve ir no final da próxima semana para o Panamá, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana, de acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.

A viagem ocorre em meio ao endurecimento de políticas migratórias pelo presidente Donald Trump e à promulgação de uma série de medidas para reprimir a entrada de imigrantes, incluindo o envio de milhares de tropas adicionais para a fronteira sul dos EUA.

Trump também expressou interesse em retomar o controle do Canal do Panamá.

Bruce destacou que é importante para Rubio que a primeira viagem dele como secretário de Estado seja para a América Central – o que deve enviar um sinal sobre as prioridades da administração.

A questão da imigração, continuou Bruce, é “imperativa” e também está conectada a “todas às outras questões que estamos enfrentando e que todos os outros países enfrentam, que são segurança e prosperidade econômica”.

“Você quer que as pessoas possam viver no próprio país e estejam seguras, e não tenham que fugir para outro”, ela ressaltou.

“Se vamos estar seguros, prósperos e em boa forma, temos que visar nossos vizinhos. E, no mundo de hoje, é certamente a América do Sul e Central”, acrescentou Bruce.

Dezenas de milhares de imigrantes dos três países do Triângulo Norte que Rubio planeja visitar — Guatemala, El Salvador e Honduras — tentam entrar nos EUA por ano. No entanto, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras, o número de pessoas desses três países na fronteira caiu em 2024.

Marco Rubio provavelmente discutirá a Região de Darién nas reuniões no Panamá. A rota entre a América Central e a América do Sul apresentou um aumento de imigrantes. Em 2024, os governos dos EUA e do Panamá assinaram um acordo com o objetivo de impedir a passagem de imigrantes sem documentação legal nessa região.

Rubio também deve discutir questões econômicas como outra prioridade da viagem. Não está claro se ele planeja levantar a questão do controle do Canal do Panamá. Na quarta-feira (22), o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, disse que tudo o que Trump declarou sobre o Canal do Panamá é “falso”.

“O Canal do Panamá é do país do Panamá”, frisou. “Não é um presente”.

*Priscilla Alvarez, da CNN, contribuiu com esta matéria

Veja imagens da posse de Donald Trump:

Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rubio visitará América Central em primeira viagem como diplomata dos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.