Rubio quer discutir com Bukele envio de detidos para prisão em El Salvador

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, vai discutir a possibilidade de deportar supostos membros da gangue Tren de Aragua para El Salvador em uma próxima reunião com o presidente salvadorenho Nayib Bukele, de acordo com o enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina, Mauricio Claver-Carone.

“Estamos buscando fazer um novo acordo que pode incluir os membros do Tren de Aragua, que vão querer voltar para a Venezuela em vez de ter que dividir a prisão com as gangues salvadorenhas como a MS-13. É parte do que queremos discutir e como o presidente Bukele pode nos ajudar”, disse Claver-Carone a repórteres nesta sexta-feira (31). Ele também elogiou os esforços de segurança de Bukele nos últimos anos.

Desde que assumiu o cargo em 2019, Bukele lançou uma forte campanha de repressão do crime em El Salvador, detendo dezenas de milhares de pessoas por suspeita de participação em gangues.

Antes sofrendo com a maior taxa de homicídios de qualquer país fora de uma zona de guerra, El Salvador agora tem menos homicídios do que os Estados Unidos, de acordo com números do governo. Mas ativistas de direitos humanos dizem que a abordagem da administração Bukele é muito ampla – uma nova legislação introduzida como parte da repressão permite que a polícia detenha cidadãos sem provas.

No ano passado, El Salvador abriu uma nova e controversa prisão de segurança máxima para supostos membros de gangues, conhecida como Centro de Confinamento do Terrorismo, ou CECOT.

Rubio começa sua turnê pela América Central neste fim de semana e deve chegar à capital salvadorenha San Salvador na segunda-feira (3).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rubio quer discutir com Bukele envio de detidos para prisão em El Salvador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.