Netanyahu parte em direção aos EUA antes de encontro com Trump

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deixa Israel neste domingo (2) para uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscando fortalecer os laços com Washington após tensões com a administração anterior da Casa Branca por causa da guerra em Gaza.

Netanyahu, o primeiro líder estrangeiro a visitar Trump desde a sua posse no mês passado, viaja em meio à primeira fase de um acordo cessar-fogo em Gaza e antes das negociações para a segunda etapa, previstas para começar esta semana.

“As decisões que tomamos na guerra já mudaram o cenário do Oriente Médio”, disse ele no aeroporto antes da sua partida.

“As nossas decisões e a coragem dos nossos soldados redesenharam o mapa. Mas acredito que, trabalhando em estreita colaboração com o Presidente Trump, podemos redesenhá-lo ainda mais e para melhor.”

Netanyahu, que enfrenta um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por alegações de crimes de guerra em Gaza, teve momentos tensos na relação com o antecessor de Trump, Joe Biden, e não visitou a Casa Branca desde que voltou ao cargo no final de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Netanyahu parte em direção aos EUA antes de encontro com Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.