“Tudo isso para que eu não ganhe”, diz Karla Sofía Gascón sobre críticos

A atriz Karla Sofía Gascón, 52, usou as redes sociais para se defender das acusações de racismo e alegou que seus antigos posts controversos foram “tirados de contexto”.

A estrela espanhola, que recentemente fez história ao se tornar a primeira pessoa trans a ser indicada ao Oscar, publicou um longo desabafo no Instagram, e pediu desculpas pelas mensagens polêmicas que foram resgatadas pela jornalista Sarah Hagi. Entre as postagens, estavam comentários sobre islamismo, George Floyd – americano que morreu durante uma abordagem policial violenta -, e diversidade no cinema.

“A primeira coisa que quero fazer é pedir o mais sincero perdão àqueles que se sentiram mal com a maneira como me expressei em qualquer momento da minha vida (…). A vida me ensinou algo que eu nunca quis aprender: está claro para mim que, por mais que minha mensagem diga uma coisa, sem usar as palavras corretas, [a mensagem] pode se transformar em outra.”

A atriz de “Emilia Pérez” acrescentou que não pensa mais da mesma forma: “Embora eu não tenha cometido nenhum crime, também não fui perfeita, e nem sou agora. Apenas tento aprender e ser uma pessoa melhor a cada dia.”

Em seu desabafo, Karla acusou seus críticos de terem conseguido seu “cancelamento” durante a temporada do Oscar, afirmando que os ataques contra ela minaram suas chances de levar para casa alguma estatueta. A artista concorre na categoria Melhor Atriz contra a brasileira Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”), além de Mikey Madison (“Anora”), Cynthia Erivo (“Wicked”), e Demi Moore (“A Substância”).

“Reconheço, entre lágrimas, que eles já venceram, alcançaram seu objetivo: manchar minha existência com mentiras ou coisas tiradas de contexto. Qualquer um que me conheça sabe que não sou racista (vão se surpreender ao descobrir que uma das pessoas mais importantes da minha vida atualmente e que mais amo é muçulmana), nem qualquer uma das coisas pelas quais fui julgada e condenada sem direito a um julgamento e sem a chance de explicar minha verdadeira intenção. Sempre lutei por uma sociedade mais justa e por um mundo de liberdade, paz e amor. Jamais apoiarei guerras, extremismo religioso ou a opressão.

A estrela voltou a esclarecer uma fala que chateou alguns brasileiros. Durante entrevista à Folha de S. Paulo, Karla insinuou que a equipe de Fernanda Torres teria falado mal dela e de “Emilia Pérez”.

“Criaram posts como se eu estivesse insultando até mesmo minhas companheiras, transformaram coisas que escrevi para elogiar em críticas, piadas em verdades, palavras que, sem o contexto, parecem apenas ódio. Tudo isso apenas para que eu não ganhe nada e para me destruir. Minha mãe me disse algo lindo ontem: ‘Pouco me importa que você ganhe alguma coisa, só quero que você esteja bem e que não te façam mal’.”

“Emilia Pérez”: por que favorito ao Oscar está causando polêmica?

Veja as estrelas que concorrem ao Oscar de Melhor Atriz

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Tudo isso para que eu não ganhe”, diz Karla Sofía Gascón sobre críticos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.