Na abertura do Legislativo, Hugo defende independência dos Poderes

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), voltou a defender a independência e a harmonia dos Poderes da República. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (3) na sessão de abertura do Legislativo.

Em discurso, Hugo afirmou que o “trabalho conjunto dos Três Poderes” está no “cerne do regime político do país”. A declaração foi feita após representantes do Executivo e do Judiciário entregarem ao Congresso uma mensagem institucional de compromissos entre os Poderes.

“Essa independência e essa harmonia pressupõem o desvelo obstinado no cumprimento das atribuições constitucionais e o respeito às competências dos demais Poderes, norteados sempre pelo interesse público”, disse Hugo.

O presidente também mencionou a relação entre Câmara e Senado e a importância de “buscar o melhor para o país”, “sobretudo nas áreas que sabemos ser vitais para o nosso futuro: economia, trabalho, segurança, saúde, educação, entre outras”.

Além de Hugo e do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), participaram da sessão o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ministros de Estado, como Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Na próxima semana, o Executivo deve apresentar oficialmente uma lista de projetos prioritários para o Legislativo. A entrega deve ser feita pelo ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, que é responsável pela articulação política do Planalto.

Entre as propostas de prioridade, estão a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, além de projetos voltados para o estímulo ao micro e pequeno empreendedor e melhorem o ambiente de negócios do país. Nesta segunda, os chefes de Poder também compareceram no início da tarde à abertura do ano no Judiciário.

Reunião de líderes

Na tarde desta segunda-feira, Motta deve realizar a primeira reunião do ano entre líderes partidários da Câmara dos Deputados.

O encontro está previsto para o fim da tarde, no Colégio de Líderes da Câmara. Devem ser discutidas as pautas prioritárias para o ano de 2025 e o prazo de instalação das comissões permanentes da Casa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Na abertura do Legislativo, Hugo defende independência dos Poderes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.