Diretor sobre escalar Gomez e Saldaña em “Emilia Pérez”: “Financiamento”

Um dos filmes mais comentados desta temporada de prêmios, “Emilia Pérez” gerou algumas polêmicas, incluindo a escolha do elenco, que conta com as atrizes americanas Selena Gomez, 32, e Zoë Saldaña, 46, para interpretar personagens mexicanos.

No entanto, segundo o diretor do filme, Jacques Audiard, 72, a escolha das atrizes se deu por questões financeiras.

“Primeiro, fiz muitos testes de elenco no México, mas, em determinado momento, ficou claro que, para aumentar o orçamento do filme, eu precisava encontrar atrizes que também pudessem trazer financiamento. Foi isso que me levou a escolher Zoë [Saldaña] e Selena [Gomez]“, explicou ele à CNN*.

Sobre a escolha de Karla Sofía Gascón, que se tornou a primeira mulher trans aberta a ser indicada ao Oscar pelo papel, ele disse: “Eu a conheci e, na verdade, nas primeiras versões do roteiro que escrevi, o personagem de Rita [Zoë Saldaña] tinha 25 anos e o de Emilia [Karla Sofía Gascón], 30. Mas, ao conhecer Sofía Gascón, percebi que estava completamente errado.”

Ele continuou: “Percebi que o personagem precisava ter 40 anos ou mais. Foi nesse momento que ajustei as idades de todos os personagens. Por exemplo, a personagem de Adriana Paz, Epifania, que inicialmente tinha 17 anos no roteiro, era um erro total. Ela precisava ter cerca de 25 anos, porque alguém de 17 não teria uma história suficientemente dramática para contar no filme. Eu acredito que isso reduziria o impacto dramático.”

Confira trechos da entrevista com Jacques Audiard e Karla Sofía Gascón para a CNN:

“Emilia Pérez” conta a história de Rita, uma advogada a serviço de uma grande empresa que está mais interessada em ganhar dinheiro inocentando criminosos do que servir à Justiça. Ela é contratada para ajudar o líder fugitivo de um cartel de drogas mexicano, Manitas, que quer abandonar os negócios e se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual, para afirmar o gênero com o qual se identifica e mudar de vida. 

O longa é ambientado no México e estrelado por Selena Gomez (“Os Feiticeiros de Waverly Place” e “Only Murders in the Building”), Zoë Saldaña, (“Guardiões da Galáxia” e “Avatar”), Karla Sofía Gascón (“Rebelde”), Adriana Paz (“Vis a Vis”) e Édgar Ramírez (“Caçados de Emoção: Além do Limite” e “Carlos”).

Com direção de Jacques Audiard, o filme recebeu 13 indicações ao Oscar e chega ao Brasil em 6 de fevereiro.

*A entrevista à CNN Brasil foi realizada antes de virem à tona novas declarações e tweets de Karla Sofía Gascón.

“Emilia Pérez”: por que favorito ao Oscar está causando polêmica?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Diretor sobre escalar Gomez e Saldaña em “Emilia Pérez”: “Financiamento” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.