Avenida Lúcio Costa, no Rio, deve ter velocidade diminuída para 60 km/h em 90 dias

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), anunciou que irá reduzir a velocidade máxima da Avenida Lúcio Costa, sendo de 70 km/h para 60 km/h.

Segundo a pasta, a avenida, que fica na zona oeste da capital carioca, entre as orlas da Barra da Tijuca e do Recreio, deve passar por um processo para poderem ser feitas as adequações necessárias de estrutura e sinalização.

O prazo para a nova velocidade começar a valer é daqui a 90 dias, ao término das obras.

As intervenções devem começar por áreas da Barra, entre os postos 3 e 8 e, no Recreio, entre o fim da Praia da Reserva e o Pontal.

Em comunicado, a administração municipal afirmou que a decisão foi tomada a partir de estudos da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, onde analisaram opções para deixar a via mais segura para veículos, pedestre e ciclistas.

“Vamos começar pelas áreas mais movimentadas, com mais fluxo de pedestre e de tráfego. A criação dos ‘speed table’ é tão ou mais importante que a redução de velocidade porque garante a redução nos pontos de travessia”, disse a secretária municipal de transportes, Maína Celidonio.

Os chamados Speed Table, é uma espécie de faixa elevada na pista que força o motorista a reduzir a velocidade ao passar por ela. Ao todo deverão ser implementados cerca de 20 destes.

Acidentes na Lúcio Costa

Em 2 de setembro do ano passado, o ator Kayky Brito, foi atropelado ao atravessar a Avenida Lúcio Costa, chegando a ficar em estado grave.


Diones da Silva (à esq.) e Kayky Brito
Kayky Brito admitiu erro em acidente e agradeceu motorista que o atropelou • Reprodução/Instagram

O motorista chegou a tentar desviar para a faixa da direita, mas não conseguiu desviar do ator.

Veja:


Imagem mostra momento em que ator Kayky Brito foi atropelado no Rio. • Reprodução/ CNN


Ele estava dentro da velocidade permitida e o processo foi arquivado.

Já neste ano, em 13 de julho, o fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta, de 41 anos, foi atropelado por um carro em alta velocidade, e morreu horas após se casar. 

Imagens de câmeras de segurança mostram que Fabio estava atravessando a via acompanhado de sua esposa para continuar as comemorações, quando foi atingido pelo carro às 23h37.

Assista abaixo:


O influenciador digital Vitor Vieira Belarmino, de 30 anos, que é o principal suspeito de atropelar e matar Toshiro, segue foragido após ter o mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ele fugiu sem prestar socorro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Avenida Lúcio Costa, no Rio, deve ter velocidade diminuída para 60 km/h em 90 dias no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.