Por que Vasco x Fluminense é fundamental para os dois rivais no Cariocão

Ganhar clássico é sempre importante, mas o Vasco x Fluminense desta quarta-feira, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca de 2025, terá mais ares de decisão do que o normal, especialmente para o time tricolor.

Os rivais vão se enfrentar na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, a partir das 21h30 (de Brasília). Será o primeiro clássico do ano para o Vasco, enquanto o Fluminense perdeu para o Botafogo.

Após a derrota no Nilton Santos, inclusive, o time de Mano Menezes ficou apenas no empate com o Boavista, no último sábado, mesmo jogando com titulares, e passa a correr sérios riscos na Taça Guanabara caso não vença o Vasco.

Fluminense precisará de feito inédito para ir à semifinal

Afinal, nos últimos quatro anos, a menor pontuação dos times classificados à semifinal do Campeonato Carioca foi de 20 pontos (em 2022 e 2023). O Fluminense entra em campo na 10ª posição, com 7 pontos, a quatro do G4, e com 12 pontos a disputar.

Ou seja, mesmo se vencer todos os pontos em disputa, o time das Laranjeiras somaria 19 e teria que conseguir um feito inédito no atual formato do Cariocão para avançar. Um tropeço torna tudo muito mais difícil.

Para piorar a situação tricolor, o Fluminense terá outro clássico três dias depois do confronto contra o Vasco: contra o Flamengo, no primeiro Fla-Flu do ano, no Maracanã.

E a situação do Vasco?

O Vasco, por sua vez, está numa situação mais favorável. Ainda invicto no ano, o time de Fábio Carille divide a liderança com o Volta Redonda — empatados com 13 pontos, mas o Voltaço lidera no número de vitórias.

No entanto, das quatro rodadas restantes para o Gigante da Colina, três serão com clássicos: Fluminense, Sampaio Corrêa, Flamengo e Botafogo são os desafios que o Vasco ainda tem na Taça Guanabara.

Ou seja, para atingir os 20 pontos “de corte”, o Vasco precisaria somar sete pontos nos 12 restantes, com duas vitórias e um empate.

Vencer o Fluminense significaria deixar a classificação à semifinal bem encaminhada, antecipadamente, sem ter que chegar na dura sequência final contra Flamengo e Botafogo dependendo de uma vitória.

Prováveis escalações de Vasco e Fluminense

  • Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Lucas Oliveira e Lucas Piton; Jair (Hugo Moura), Paulinho, Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Alex Teixeira e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
  • Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Silva, Ignácio (Thiago Santos) e Fuentes; Bernal e Hércules; Arias, Canobbio e Serna; Cano. Técnico: Mano Menezes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que Vasco x Fluminense é fundamental para os dois rivais no Cariocão no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.