Documentos confidenciais de Mar-a-Lago devem ser devolvidos a Trump

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump está em processo de recuperar materiais obtidos na busca do FBI no resort de Mar-a-Lago, na Flórida, incluindo documentos confidenciais, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto à CNN.

A propriedade de Trump na Flórida foi revistada em agosto de 2022. De acordo com os registros do tribunal, cerca de 100 documentos confidenciais recuperados foram misturados a outros itens apreendidos, como roupas, presentes, documentos não confidenciais e recortes de imprensa.

Embora Trump tenha sido acusado anteriormente de reter ilegalmente material confidencial após deixar o cargo, seu retorno à Casa Branca significa que ele agora tem ampla autoridade sobre o controle de material confidencial do governo dos EUA.

Entre os itens pessoais que o FBI levou — e agora seriam devolvidos a Trump — estão camisas de golfe, cartões de aniversário e fotos de Celine Dion que estavam na propriedade.

Como o caso criminal de Trump está encerrado, o Departamento de Justiça (DOJ) está trabalhando para devolver os itens coletados na investigação. Promotores e agentes do FBI que conduziram a investigação foram instruídos pelo DOJ de que os itens apreendidos serão devolvidos.

A juíza distrital dos EUA Aileen Cannon rejeitou o caso de documentos confidenciais contra Trump em julho, dizendo que a nomeação do procurador especial Jack Smith era inconstitucional.

Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato

Este conteúdo foi originalmente publicado em Documentos confidenciais de Mar-a-Lago devem ser devolvidos a Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.