EUA deve propor banimento do DeepSeek em aparelhos do governo

Dois legisladores dos Estados Unidos estão tentando proibir funcionários do governo de usar o chatbot de inteligência artificial (IA) da startup chinesa DeepSeek em aparelhos oficiais.

Os deputados Darin LaHood, republicano de Illinois, e Josh Gottheimer, democrata de Nova Jersey, devem propor uma legislação na sexta-feira (7) que proibiria o uso da IA em dispositivos governamentais devido a questões de segurança nacional.

O DeepSeek é apenas o alvo mais recente de uma batalha maior pela supremacia tecnológica entre os Estados Unidos e a China.

A tentativa de repressão ocorre semanas após a DeepSeek chocar o Vale do Silício e Wall Street ao lançar um modelo avançado de IA, chamado R1, com as mesmas capacidades dos principais modelos americanos, apesar de ser mais barato para treinar e consumir menos energia.

O modelo — de uma startup chinesa de um ano sujeita às restrições de exportação dos EUA sobre os chips de IA mais poderosos — alimentou preocupações de que os Estados Unidos poderiam ficar atrás da China em IA.

Se aprovado, o projeto de lei proposto daria 60 dias para que agências governamentais desenvolvessem padrões e diretrizes para remover o DeepSeek — bem como qualquer outro aplicativo desenvolvido por sua empresa controladora, a High Flyer — de dispositivos oficiais.

A proposta segue medidas semelhantes da Austrália, Itália e Taiwan.

A DeepSeek não respondeu a um pedido de comentário.

A linguagem do projeto de lei proposto também ecoa a legislação que buscou restringir o acesso ao TikTok nos Estados Unidos devido a preocupações de que seu proprietário sediado na China, o ByteDance, pudesse ser forçado a compartilhar dados confidenciais de usuários dos EUA com o governo chinês.

Agências governamentais federais e estaduais começaram a proibir o uso do TikTok em dispositivos oficiais a partir de 2022.

E a ByteDance agora tem menos de 60 dias para vender o aplicativo antes que o TikTok seja proibido nos Estados Unidos, por causa de uma lei que foi aprovada com apoio bipartidário no ano passado e estendida pelo presidente Donald Trump em janeiro.

“O Partido Comunista Chinês [CCP] deixou bem claro que explorará qualquer ferramenta à sua disposição para minar nossa segurança nacional, espalhar desinformação prejudicial e coletar dados sobre americanos”, disse Gottheimer em uma declaração.

“Simplesmente não podemos arriscar o CCP se infiltrando nos dispositivos de nossos funcionários do governo e colocando em risco nossa segurança nacional… Já vimos o manual da China antes com o TikTok e não podemos permitir que isso aconteça novamente.”

Muitas empresas de IA usam as entradas das conversas dos usuários com chatbots para treinar e melhorar seus modelos, alimentando preocupações com privacidade.

Mas especialistas em segurança já alertaram que o DeepSeek pode representar um risco maior por causa de seu proprietário chinês.

“Os usuários precisam estar cientes de que quaisquer dados compartilhados com a plataforma podem estar sujeitos ao acesso do governo sob as leis de segurança cibernética da China, que determinam que as empresas forneçam acesso aos dados mediante solicitação das autoridades”, disse o especialista em segurança cibernética da NordVPN, Adrianus Warmenhoven, em comentário por e-mail.

IA, clima e demografia devem gerar 78 mi de novos empregos até 2030

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA deve propor banimento do DeepSeek em aparelhos do governo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.