Carnaval 2025: dicas de looks e acessórios para evitar furtos

O Carnaval está batendo na porta, e com ele, a energia contagiante de blocos, músicas e trios pelas ruas. Porém, sem tomar as devidas precauções, a alegria da festa pode ser interrompida por alguns imprevistos, como furtos e roubos, que são comuns nas multidões.

Para garantir que a diversão não seja ofuscada por imprevistos, é importante estar atento aos detalhes do look e dos acessórios que escolhidos para a folia.

Gancho na pochete

Os criminosos se aproveitam da aglomeração e da distração dos foliões para agir. Um dos golpes mais comuns é o furto em pochetes. Geralmente, eles abrem o zíper da pochete dos foliões e furtam itens como celular, dinheiro e documentos.

Colocar uma trava (como um elástico de cabelo) no zíper, preso ao gancho lateral da pochete, é uma boa dica de segurança, já que dificulta o acesso rápido à bolsa.

Outra solução é usar a pochete invertida, com o zíper voltado para o corpo.

Opte por mochilas pequenas

Evite bolsas grandes, ou se puder, vá sem bolsa. Em aglomerações, é mais fácil para os criminosos se aproveitarem de bolsas volumosas. Aposte em mochilas pequenas ou pochetes para ter mais controle sobre os pertences.

Deixe a bolsa sempre na parte da frente do corpo e a mantenha sob vigilância. Mochilas com zíper duplo também são mais seguras.

Use roupas com bolsos internos

Escolha roupas com bolsos internos para esconder itens valiosos. Camisetas ou vestidos com zíperes escondidos podem ser uma boa opção.

Caso sua roupa não tenha bolso interno, opte por usar doleira por dentro da roupa, que também são uma boa alternativa para carregar objetos de valor com mais segurança.

Lembre-se de não levar itens importantes como documentos ou cartões bancários nos bolsos externos da roupa, pois são mais fáceis de serem acessados por criminosos.

Evite joias e objetos de valor

Evite usar joias e relógios caros, que são alvos fáceis para os criminosos. Se possível, use acessórios mais simples e baratos, que não fariam tanto impacto nas finanças se fossem roubados ou perdidos.

Seja discreto com o celular

Ficar tirando fotos e vídeos o tempo todo é uma tentação para todos os foliões, mas também pode ser um convite para os criminosos. Além disso, a distração com o aparelho pode fazer com que você não perceba quando está sendo abordado por um ladrão.

Outra opção que muitos foliões usam é levar o famoso “celular do ladrão” ao bloquinho, geralmente aparelhos mais velhos, em vez de levar o próprio telefone móvel.

Carnaval de São Paulo terá recorde de blocos de rua em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval 2025: dicas de looks e acessórios para evitar furtos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.