Indígena morre de tuberculose em Oiapoque, no Norte do Amapá 


Esse é o 4º caso de tuberculose no município. Vítima era da aldeia Espírito Santo e estava internada no hospital da cidade. Vítima estava internada no Hospital de Oiapoque.
Marcio Pinheiro/GEA
Uma indígena de 61 anos, da aldeia Espírito Santo, em Oiapoque, morreu de tuberculose nesta quarta-feira (5). A mulher estava internada no hospital do município e foi diagnosticada também com covid-19. A causa da morte foi confirmada nesta quinta-feira (6).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A gestão do hospital informou que esse é o 4º caso de tuberculose no município. Os profissionais de saúde disseram ainda que tentaram transferir a indígena para Macapá, capital do Estado, mas a doença se agravou e ela morreu antes de ser transferida. 
De acordo com o hospital, as amostras do material colhido da vítima serão enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise e identificação dos vírus respiratórios presentes.
Medidas de prevenção 
O alerta da doença está sobre a aldeia do Espírito Santo e Cumarumã. O secretário de saúde do município de Oiapoque comunicou o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI).
Uma das medidas que serão adotadas é a prevenção nas aldeias, com estratégias para evitar que a doença se espalhe.
Tuberculose 
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada na maioria dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.