Ministério devolve nacionalidade brasileira a ex-esposa de Bolsonaro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública revogou o ato que retirou a nacionalidade brasileira da ex-esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ana Cristina Siqueira Valle. A revogação do ato foi publicada no Diário Oficial da União.

A advogada adquiriu nacionalidade norueguesa, em 2011, por ter morado no país europeu após o término do casamento com Bolsonaro.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública considerou que Ana Cristina, ao ter se naturalizado norueguesa de forma voluntária, não cumpriu com os requisitos previstos na Constituição Federal para ter direito à nacionalidade brasileira. Por essa razão, ela perdeu a nacionalidade brasileira em 2023.

“O ordenamento jurídico nacional admite que os brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades apenas se a outra nacionalidade decorrer do nascimento em território estrangeiro, de ascendência estrangeira ou de naturalização por imposição”, disse o Ministério na ocasião.

Ela é mãe de Jair Renan, filho de Bolsonaro e vereador em Balneário Camboriú. Ana Cristina Siqueira Valle trabalhou como chefe do gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) entre 2001 e 2008.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério devolve nacionalidade brasileira a ex-esposa de Bolsonaro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.