Onda de calor deve durar 10 dias com temperaturas até 7ºC acima da média

Começou nesta quarta-feira (12), nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, uma onda de calor que deve persistir até o dia 21 de fevereiro. De acordo com a Climatempo, no Rio de Janeiro e em partes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, as temperaturas poderão alcançar quase 40 °C.

Durante esse período, os termômetros podem registrar temperaturas até 7ºC acima da média.

De acordo com os modelos de previsão do tempo, a onda de calor impactará também os estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo. É fundamental ressaltar que, para caracterizar uma onda de calor, são exigidos cinco dias seguidos com temperaturas 5ºC acima da média. Veja mapa.


Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor. • Climatempo

De acordo com a Climatempo, as quatro capitais da região Sudeste têm chances de bater recordes de temperatura no verão 2025, que começou em 2024.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as previsões de recorde ocorrem na quarta-feira (12) e quinta-feira (13). A capital paulista pode atingir 35°C, enquanto no Rio, a expectativa é de que chegue a 39°C até o final da semana. Para Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), espera-se recordes entre quinta e sexta-feira (14). Na capital mineira, os termômetros podem marcar 35°C, enquanto na capital capixaba a previsão é de 39°C.

Com a umidade ainda bastante elevada no país, é possível que ocorram algumas chuvas isoladas, especialmente nas regiões do Sudeste e em Goiás, nos próximos dias, devido à junção do calor com a umidade. A maior parte do sertão e do interior do Nordeste deve continuar apresentando um tempo mais seco, com pouca precipitação nas áreas leste e sul da Bahia.

Expectativas são confirmadas por outros institutos

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas meteorológicos para região Sul do Brasil. Um alerta de perigo se estende por quase todo estado de Santa Catarina, que deve elevar as temperaturas em cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis.

O alerta atenta para possibilidade de temperaturas 5ºC acima da média por um período de 3 até 5 dias. O Sul do país registrou temperaturas recordes, que passaram dos 40°C nessa terça-feira (11), devido a uma onda de calor que atinge a região desde o início do mês.

Os impactos da onda de calor que atinge toda região Sul também serão sentidos nas temperaturas de outras cidades. Um alerta de grande perigo foi emitido pelo INMET, com “fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional” previstos para toda região norte do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e o lado leste-sul do Paraná. Cidades como Passo Fundo (RS), Erechim e Novo Hamburgo podem registrar temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Onda de calor deve durar 10 dias com temperaturas até 7ºC acima da média no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.