Vestibulares 2025: livros de Machado de Assis para ler de graça

Considerado o maior escritor brasileiro e um gênio da literatura, Machado de Assis (1839-1908), deixou um legado literário que transcende as fronteiras do Brasil e do tempo. É também reconhecido como o introdutor do realismo no Brasil, com obras que retratam a sociedade da época com ironia e crítica social, além de trazer personagens complexos e multifacetados.  

“Quincas Borba” (1891), “Casa Velha” (1885) e “Várias Histórias” (1896), por exemplo, são algumas de suas obras já listadas nas leituras obrigatórias de vestibulares como o da USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O portal Domínio Público, a biblioteca digital do MEC (Ministério da Educação), disponibiliza grande parte das obras do autor de forma gratuita.

Confira o link para ler de graça as principais obras de Machado de Assis:

“Dom Casmurro” (1899)

Considerada a obra mais emblemática de Machado de Assis, “Dom Casmurro” é um romance que explora temas como ciúme, traição, narrativa não confiável e a complexidade das relações humanas. A dúvida sobre a traição de Capitu é um dos pontos mais discutidos.

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881)

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico, como saudosa lembrança, estas Memórias Póstumas”. A dedicatória memorável está presente no romance narrado por um defunto (Brás Cubas) e marca a transição para o realismo no Brasil. A obra aborda temas como a ironia, o pessimismo e a crítica à elite brasileira do século 19.

“Quincas Borba” (1891)

Dando sequência ao estilo realista e irônico de Machado, “Quincas Borba” conta a história de Rubião, que herdou toda a fortuna de seu amigo Quincas Borba, tendo apenas uma condição: que cuidasse de seu cachorro de mesmo nome. A obra critica a ambição e a ganância na sociedade.

“O Alienista” (1882)

Este conto é uma crítica à ciência e à razão, questionando os limites da loucura e da sanidade. É uma obra curta, mas profundamente reflexiva. Traz a história do Dr. Simão Bacamarte, um médico que cria um hospício para internar pessoas que agem de forma irracional.

“Helena” (1876)

Um romance da fase romântica de Machado de Assis, que aborda temas como amor, família e segredos do passado. O livro chocou a sociedade da época por expor um incesto. Embora menos complexo que suas obras realistas, ainda é cobrado em vestibulares.

Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vestibulares 2025: livros de Machado de Assis para ler de graça no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.