Surfista gay competirá nos Emirados Árabes após garantias de segurança

A bicampeã mundial Tyler Wright competirá no evento de surfe de Abu Dhabi após buscar garantias dos organizadores de que estará em um “ambiente seguro” como atleta gay.

A homossexualidade é ilegal nos Emirados Árabes Unidos e a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo é punível com prisão.

“Tenho trabalhado com as equipes apropriadas nos Emirados Árabes Unidos, bem como na WSL (World Surf League) e tenho certeza de que estarei competindo em um ambiente acolhedor e seguro”, disse a australiana Wright no Instagram.

A WSL confirmou no ano passado que adicionaria Abu Dhabi ao calendário profissional de surfe pela primeira vez, gerando críticas da esposa e do irmão de Wright.

O evento masculino começou na enorme piscina de ondas artificiais de Abu Dhabi nesta sexta-feira (14). A competição feminina começa neste sábado (15).

A piscina de 75.000 metros quadrados usa a mesma tecnologia do Surf Ranch da Califórnia, desenvolvida pelo 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que sediou vários eventos de surfe do circuito mundial com críticas de alguns atletas.

Wright venceu o Pipe Pro de abertura da temporada no Havaí.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Surfista gay competirá nos Emirados Árabes após garantias de segurança no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.