O que se sabe sobre os reféns israelenses soltos pelo Hamas neste sábado

Israel confirmou na sexta-feira (14), os nomes dos três reféns israelenses que serão libertos pelo Hamas neste sábado (15). O americano-israelense Dekel-Chen, o russo-israelense Alexandre Troufanov e o argentino-israelense Iair Horn serão liberados por volta do meio-dia no horário local (07:00, no horário de Brasília).

O evento marca a sexta troca de reféns e prisioneiros palestinos sob o acordo de cessar-fogo de Gaza, que entrou em vigor no dia 19 de janeiro. Em troca, Israel deve liberar 369 prisioneiros palestinos logo em seguida, segundo o Gabinete de Mídia de Prisioneiros do Hamas.

A ação deve aliviar as tensões entre as partes após as ameaças da última semana. O Hamas havia ameaçado não libertar mais reféns depois de acusar Israel de violar os termos do cessar-fogo ao bloquear a entrada de ajuda em Gaza.

Em resposta, Israel, junto aos EUA, ameaçaram encerrar o acordo de cessar-fogo caso os reféns não fossem entregues no prazo determinado. As diferenças foram resolvidas quando o Hamas disse que libertaria os reféns, conforme planejado.

O que se sabe sobre os reféns?

Dekel-Chen, um israelense-americano, Troufanov, um israelense russo, e Iair Horn, cujo irmão Eitan também foi sequestrado, foram capturados em Kibutz Nir Oz, uma das comunidades ao redor da Faixa de Gaza, invadida por homens armados do Hamas no 7 de outubro de 2023.

Dekel-Chen

Chen tinha 35 anos quando foi sequestrado enquanto tentava defender Nir Oz dos integrantes do Hamas. Sua esposa Avital estava grávida do terceiro filho durante o ataque. Sua filha nasceu enquanto ele estava em cativeiro e fez um ano em dezembro.

Alexandre Troufanov

Troufanov foi sequestrado aos 27 anos também em Kibutz Nir Oz, junto com sua avó, Irena Tati, sua mãe Lena Troufanov e sua namorada Sapir Cohen, que foram liberadas em um acordo anterior. Seu pai Vitaly foi morto durante o ataque.

Iair Horn

Horn, agora com 46 anos, também foi capturado com seu irmão Eitan, que continua em cativeiro.

(Com informações da Reuters)

Este conteúdo foi originalmente publicado em O que se sabe sobre os reféns israelenses soltos pelo Hamas neste sábado no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.