SP: Linha 1 do metrô terá interdição neste fim de semana; veja como fica

A linha 1-Azul do metrô de São Paulo ficará interditada neste fim de semana, dias 15 e 16, no trecho entre as estações Japão-Liberdade e São Joaquim. O bloqueio ocorre por conta da passagem do tatuzão pela região para as obras da linha 6-Laranja.

Por causa da alteração, três estações ficarão fechadas: Japão-Liberdade, São Joaquim e Vergueiro. O sistema Paese atenderá os passageiros.


Por causa de obras da linha 6-Laranja, a linha 1-Azul ficará fechada neste fim desemana entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro
Por causa de obras da linha 6-Laranja, a linha 1-Azul ficará fechada neste fim de semana entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro • Reprodução

O Metrô informa que, durante o fim de semana, a linha 1-Azul funcionará em formato de carrossel. “Ou seja, por ambas as vias, em dois trechos distintos. No sábado e no domingo, as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi. No sábado, os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos e no domingo de sete minutos.”

A empresa acrescenta que, no trecho fechado, entre Liberdade e Vergueiro, 25 ônibus articulados do sistema Paese atenderão os passageiros, com circulação ininterrupta durante o horário de funcionamento do metrô e com intervalos programados de três minutos.

Passageiros terão de pegar senhas

Ainda de acordo com o Metrô, o passageiro que desembarcar nas estações Japão-Liberdade ou Vergueiro receberá uma senha dada por um funcionário.

Essa senha possibilitará a reentrada do passageiro no metrô após pegar o ônibus do Paese sem que haja nova cobrança. “A exceção é para quem utilizar o Paese na estação São Joaquim, que estará fechada. Nesse caso, o passageiro terá o embarque tarifado quando ingressar numa estação do Metrô.”

Se o passageiro optar por ir a pé no trecho de 1,5 quilômetros das estações fechadas, também deverá pegar a senha ao desembarcar, para que possa embarcar novamente sem ter de pagar outra tarifa.

Bloqueio é por medida de segurança

O Metrô informa que o fechamento de estações quando há passagem do tatuzão é uma medida de praxe, tomada por motivos de segurança.

“Nestas situações, por medida de segurança, é usual interromper temporariamente a circulação de trens na região. Medida semelhante foi adotada por ocasião da passagem da tuneladora da linha 4-Amarela sob as linhas 2-Verde e 1-Azul e também do Tatuzão da linha 6-Laranja sob a linha 4-Amarela.”

Na semana passada, o tatuzão chegou à estação São Joaquim, a última do trecho sul da linha 6-laranja. “Agora ela segue escavando em direção ao Poço Felício dos Santos, um trecho não operacional, com cerca de 360 metros de túneis.”

No início deste mês, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a linha 6-Laranja deve começar a operar parcialmente no ano que vem.

“Os trens começam a chegar neste ano, para a gente começar a fazer os testes no ano que vem. Outubro do ano que vem a gente quer operar da Brasilândia até pelo menos a estação Sesc Pompeia ou até Perdizes. E, em 2027, entregar a linha completamente concluída até São Joaquim”, disse Tarcísio.

Quando estiver concluída, a linha 6-Laranja deverá transportar mais de 600 mil passageiros por seus 15 quilômetros de extensão e 15 estações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SP: Linha 1 do metrô terá interdição neste fim de semana; veja como fica no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.