Calor: Bombeiros combatem mais de 300 incêndios florestais no RJ

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) atendeu mais de 300 ocorrências de fogo em vegetação nas últimas 24 horas em todo o estado.

De acordo com a corporação, há cerca de 20 combates em andamento e focos ativos em diversas áreas, incluindo Jacarepaguá, Niterói, Volta Redonda, Angra dos Reis, Araruama, Gávea, Duque de Caxias, Guadalupe, Belford Roxo e Cabo Frio.

Segundo o CBMERJ, de 1º de janeiro até 17 de fevereiro deste ano, foram de cerca de duas mil ocorrências de incêndio florestal foram registradas pela corporação.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) emitiu um alerta de risco de incêndio florestal alto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana do estado, e muito alto na Capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.

Na última segunda-feira (17), a cidade bateu o recorde de temperatura mais alta dos últimos dez anos, com os termômetros atingindo 44°C, segundo o Sistema Alerta Rio. A previsão para os próximos dias indica que o calor persistirá, com temperaturas variando entre 37°C e 39°C.

A Defesa Civil Estadual (SEDEC-RJ) emitiu um alerta para a população, destacando a previsão de altas temperaturas e a ausência de chuva na cidade do Rio de Janeiro até a próxima quinta-feira (19).

Incêndios

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro foi palco de outros incêndios de grandes proporções:

Nesta terça-feira (18), um incêndio de causa ainda desconhecida destruiu parte de uma das cidades cenográficas dos Estúdios Globo, no bairro da Curicica, na zona oeste da capital. O fogo atingiu os cenários das novelas “Dona de Mim” e “Êta Mundo Melhor”, que estavam em fase final de construção, e um cenário da série de humor “Tô de Graça”, que já estava em operação.

Três brigadistas ficaram feridos durante o combate às chamas. O Corpo de Bombeiros, com o apoio de 40 militares de nove unidades, conseguiu controlar o fogo e evitar que ele se propagasse para outras áreas.


Incêndio não teve sem feridos em cenário da novela Dona de Mim • Reprodução

Na última quarta-feira (12), um incêndio atingiu uma fábrica de fantasias de carnaval da Maximus Confecções, em Ramos, na zona Norte do Rio de Janeiro.

Mais de 30 viaturas e 90 bombeiros foram mobilizados para controlar o incêndio e resgatar pessoas que estavam no local. Ao todo, 21 pessoas foram resgatadas, sendo que 18 ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região. No último domingo (16), um homem morreu vítima de incêndio.


Incêndio atInge fábrica de confecção de roupas de carnaval no RJ • Centro de Operações Rio

No sábado (08), um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de óleo, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. As chamas se concentraram na planta da fábrica, próximo a uma das linhas de produção, mas a empresa garantiu que não estava em funcionamento no momento do incidente.

Cerca de 65 bombeiros militares de 15 unidades foram mobilizadas para combater as chamas e evitar a propagação do incêndio.


Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de óleo na Ilha do Governador • Governo do RJ

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Calor: Bombeiros combatem mais de 300 incêndios florestais no RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.