Internado, Papa renova apelo por paz na Ucrânia

ROMA, 23 FEV (ANSA) – Internado há nove dias devido a uma pneumonia, o papa Francisco renovou seu apelo por paz na Ucrânia e em outros conflitos ao redor do mundo, no texto do Angelus divulgado neste domingo (23) pelo Vaticano.   

“Amanhã [24] é o terceiro aniversário da guerra em larga escala contra a Ucrânia: um acontecimento doloroso e vergonhoso para toda a humanidade”, escreveu o líder da Igreja Católica.   

“Enquanto renovo minha solidariedade ao martirizado povo ucraniano, convido vocês a recordar as vítimas de todos os conflitos armados e a orar pelo dom da paz na Palestina, em Israel e em todo o Oriente Médio, em Myanmar, no Kivu [na República Democrática do Congo] e no Sudão”, acrescentou.   

O Papa está internado desde 14 de fevereiro devido a um quadro de pneumonia nos dois pulmões, provocado por uma “infecção polimicrobiana”.   

No último sábado (22), Francisco viveu o dia mais delicado da internação até o momento, com “crise respiratória asmática prolongada, o que exigiu a aplicação de oxigênio de alto fluxo”, e “trombocitopenia [queda na contagem de plaquetas], associada à anemia, o que exigiu a administração de transfusões de sangue”, segundo o Vaticano.   

O boletim de sábado apontou que as condições do pontífice “continuam críticas” e que ele ainda “não está fora de perigo”.   

(ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.