Indonésia anuncia fundo soberano com US$ 900 bilhões

O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, lançou nesta segunda-feira (24) um novo fundo soberano para administrar mais de 900 bilhões de dólares (5,15 trilhões de reais) em bens, em uma estratégia para estimular o crescimento da maior economia do sudeste asiático.

Subianto assinou no palácio presidencial o decreto que cria “o órgão de gestão de investimentos Daya Anagata Nusantara”, ou Danantara, inspirado no braço de investimentos de Singapura Temasek.

O presidente indonésio chegou ao poder com a promessa de alcançar entre 5% e 8% de crescimento econômico anual e anunciou cortes de gastos para financiar suas iniciativas.

O novo fundo, aprovado pelo Parlamento, assumirá o controle das participações estatais em empresas públicas e contará com um orçamento inicial de 20 bilhões de dólares (114 bilhões de reais), segundo a imprensa estatal.

O governo não revelou quais empresas estatais serão controladas pelo fundo, mas o presidente anunciou que deseja que o Danantara administre mais de 900 bilhões de dólares em bens.

Prabowo Subianto destacou que o fundo será um instrumento de investimentos e antecipou que este ano financiará mais de 10 projetos em diversos setores, como energia renovável e produção de alimentos.

O Danantara será o segundo fundo soberano do país, depois da Autoridade Indonésia de Investimentos, criada em 2021, que controla 10,5 bilhões de dólares (60 bilhões de reais) em bens.

dsa-jfx/dan/mas/ag/fp/jc

Adicionar aos favoritos o Link permanente.