Advogado de Bolsonaro se reúne com Barroso e pede julgamento em plenário

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celso Vilardi, se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e pediu que o inquérito contra ele seja julgado no plenário da Corte. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 24, e durou cerca de 20 minutos.

No encontro, Vilardi afirmou que entrará com petições para que o caso seja julgado pelos 11 ministros da Suprema Corte. Ele aproveitou a reunião para explicar os motivos dos pedidos.

Barroso afirmou que irá analisar as petições e os documentos que serão incluídos nos pedidos. O presidente da Corte estava acompanhado de assessores do STF.

Bolsonaro e outros 33 suspeitos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investiga um plano de golpe de Estado. A denúncia é baseada na delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, além das provas coletadas pela Polícia Federal em quase dois anos de investigação.

O processo retornou à Primeira Turma do STF, que deverá decidir se torna Bolsonaro réu ou não pelos crimes apontados. O colegiado é presidido pelo relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, que tende a ter a maioria, ou até a unanimidade, dos votos.

A defesa do ex-presidente justifica a amplitude do processo para obrigar o julgamento no plenário. Nas contas dos bolsonaristas, o ex-presidente deve ter de dois a três votos a seu favor. A estratégia é usar essa “divisão” de votos para descredibilizar o relatório de Moraes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.