Etecs e Fatecs poderão ter aulas remotas por onda de calor em SP

A Superintendência do Centro Paula Souza autorizou que as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) tenham aulas remotas entre o dia 24 de fevereiro e 1º de março.

O motivo é a onda de calor que afeta o estado de São Paulo e o fato de que a maioria das Etecs e Fatecs não tem infraestrutura adequada para enfrentar essas condições.

O Centro Paula Souza ainda argumenta que as temperaturas extremas impactam a capacidade de concentração, o desempenho acadêmico e a saúde de estudantes, docentes e demais profissionais. Além de acarretar riscos como desidratação, exaustão térmica e emergências médicas.

“Diante desse cenário […], a Superintendência do Centro Paula Souza, em conjunto com as Coordenadorias do Ensino Médio e Técnico (CETEC) – em análise conjunta com a Supervisão Educacional Pedagógica Regional – e de Ensino Superior (CESU), autoriza, excepcionalmente, que as Diretorias das Unidades, no exercício de sua autonomia de gestão, realizem a conversão das aulas presenciais em atividades remotas no período indicado, desde que avaliem que as condições locais possam comprometer o bem-estar da comunidade acadêmica”, informou.

Outros casos

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro tomou uma decisão semelhante recentemente. Das 1.234 escolas estaduais, 200 estão sem ar-condicionado. No caso destas, a orientação do governo é reduzir a carga horária presencial pela metade.

Um relatório recente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que, em 2024, cerca de 242 milhões de estudantes em 85 países tiveram interrupções nas aulas devido a eventos climáticos extremos, como ondas de calor, ciclones e tempestades.

No Brasil, 1,17 milhão de crianças e adolescentes ficaram sem aulas no ano passado, principalmente por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

Conheça técnicas de estudos para aprender melhor em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Etecs e Fatecs poderão ter aulas remotas por onda de calor em SP no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.