Chefe do Pentágono visitará base americana em Guantánamo

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, viajará para Guantánamo nesta terça-feira (25) para visitar a base americana em Cuba, onde Donald Trump quer montar um gigantesco centro de detenção para 30.000 migrantes.

Hegseth disse na rede social X que irá a Guantánamo para se manter informado sobre as “operações de deportação de migrantes ilegais”.

A Baía de Guantánamo é conhecida por sua prisão militar, que foi criada após os ataques de 11 de setembro de 2001. Quinze pessoas continuam presas lá.

Desde o início de fevereiro, os Estados Unidos o utilizam como centro de detenção de migrantes.

O Comando Sul dos EUA afirmou, na semana passada, que os migrantes detidos na base foram enviados para a Venezuela, mas não informou se mais aviões chegaram desde então.

Em meados de fevereiro, organizações de direitos humanos e refugiados entraram com uma ação judicial contra o governo Trump solicitando acesso aos migrantes detidos em Guantánamo. Elas citam a falta de informação sobre a duração e as condições de sua detenção.

Em janeiro, a ONU pediu que os migrantes fossem detidos apenas “como último recurso”.

Como parte de seu retorno ao poder, Trump fez do combate à imigração irregular uma prioridade máxima e prometeu uma vasta campanha de deportação.

Ao retornar à Casa Branca, o presidente republicano declarou estado de emergência na fronteira entre Estados Unidos e México e enviou o exército para protegê-la.

wd/vla/erl/val/aa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.