Grande apagão no Chile deixa milhares de pessoas sem energia

SANTIGO DO CHILE, 25 FEV (ANSA) – O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile anunciou nesta terça-feira (25) uma interrupção repentina do fornecimento de energia elétrica que afetou 14 das 16 regiões do país.   

A ministra do Interior e Segurança, Carolina Tohá, descartou que a grande queda de energia tenha sido provocada por um ataque, mas confirmou que o massivo e incomum blackout ocorreu em razão de “um problema na rede”.   

O Serviço Nacional de Coordenação Elétrica (CEN) identificou que o apagão aconteceu pela desconexão repentina de uma rede de distribuição em Norte Chico, na província de Atacama.   

O colapso do sistema elétrico, que aconteceu por volta das 15h16 (horário local), provocou um caos no transporte público de Santiago e para a população local. O serviço do metrô foi interrompido em toda a capital chilena, de acordo com as autoridades, e milhares de pessoas foram evacuadas de várias estações sem nenhum incidente grave.   

As autoridades municipais reforçaram a quantidade de ônibus operando em Santiago, mas a circulação está prejudicada pela ausência total do sistema de sinalização de trânsito. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.