O rádio do Rio Grande do Sul também esteve presente na Copa de 1962, no Chile

Em coluna recente do “Memória da Pan”, falei sobre a presença do rádio gaúcho na Copa de 1958, na Suécia, a primeira conquistada pela seleção brasileira. No Mundial seguinte, quatro anos depois, a Guaíba, do Rio Grande do Sul, também transmitiu a vitória nacional em campos chilenos. Na finalíssima, a equipe comandada por Aymoré Moreira derrotou a Tchecoslováquia, de virada, por 3 a 1, em Santiago.

A ausência de Pelé, que tinha se contundido na primeira fase, foi sentida, claro, mas Amarildo, substituto do Rei, fez o gol de empate, ainda no tempo inicial de partida. Zito e Vavá completaram o marcador para o Brasil, que contava ainda com a genialidade de Mané Garrincha.

BRASIL 3 × 1 TCHECOSLOVÁQUIA – Santiago – 17.06.62

Brasil: Gylmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo
Técnico: Aymoré Moreira
Tchecoslováquia: Schroiff, Popluhar, Novak, Pluskal, Josef Masopust, Scherer, Jelinek, Tichy, Pospichal, Josef Kadabra e Andrej Kvasnak
Técnico: Rudolf Vytlačil

Árbitro: Nikolay Latyshev (URSS)
Auxiliares: Leo Horn (Holanda) e Bob Davidson (Escócia)
Gols: Masopust (15) e Amarildo (17) no primeiro tempo. Zito (24) e Vavá (33) na etapa final
Público: 71.020

A transmissão da Guaíba foi comandada por Mendes Ribeiro, um dos grandes narradores da história do Rio Grande do Sul. Abaixo, ouça a gravação da emissora, gentilmente cedida pelo pesquisador de rádio Ciro Götz. Espero que gostem.

Confira a transmissão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.