Rússia diz que exército reconquistou dois assentamentos na região de Kursk

As forças da Rússia recapturaram dois assentamentos na região de Kursk, no oeste do país, onde tropas ucranianas atravessaram a fronteira e tomaram um pedaço do território em agosto do ano passado, disse o Ministério da Defesa russo nesta quarta-feira (26).

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, no entanto, elogiou as tropas da Ucrânia pelos “bons resultados” em Kursk e na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, por lançar contra-ataques contra as forças russas.

A Reuters não pôde confirmar de forma independente os relatos do campo de batalha de nenhum dos lados no conflito de três anos.

O Ministério da Defesa russo disse que suas forças retomaram as aldeias de Pogrebki e Orlovka, ao norte da cidade de Sudzha, perto da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.

A declaração do ministério acrescenta que os militares russos atacaram unidades e posições ucranianas perto de mais de uma dúzia de assentamentos, incluindo vários ao redor de Sudzha.

Relatórios oficiais russos mostram há semanas como as tropas de Moscou vêm recuperando territórios apreendidos na incursão ucraniana na região em agosto do ano passado.

Zelensky, em seu discurso noturno em vídeo, observou que faz quase sete meses que as forças ucranianas “estão mantendo a zona de amortecimento no território do agressor na Rússia. Eles quase se acostumaram a isso”.

O presidente ucraniano também elogiou as unidades na região de Donetsk “que estão repelindo ataques e contra-atacando”.

Os militares russos há meses relatam um avanço lento, mas constante, para o oeste pela região de Donetsk, capturando vila após vila.

As tropas estão se aproximando para buscas no principal centro logístico de Pokrovsk, onde a única mina de carvão da Ucrânia foi fechada conforme as forças russas se aproximam.

Após falhar em sua tentativa inicial de avançar na capital Kiev nas semanas seguintes à invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, as tropas de Moscou se concentraram em capturar Donbass — composta pelas regiões de Donetsk e Luhansk.

A Rússia proclamou a anexação de quatro regiões em 2022 — Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, embora não tenha controle total de nenhuma delas.

Em 2014, anexou a península da Crimeia após uma revolta popular em Kiev ter levado um presidente aliado da Rússia a fugir do país.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia diz que exército reconquistou dois assentamentos na região de Kursk no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.