Como foram os bastidores de “Ainda Estou Aqui”?

O filme ​”Ainda Estou Aqui“, dirigido por Walter Salles, é uma obra cinematográfica que mergulha nos efeitos da Ditadura Militar brasileira, retratando a história de Eunice Paiva e sua família após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva.

O longa tornou-se uma das produções nacionais mais aclamadas dos últimos meses, conquistando reconhecimento internacional e garantindo três indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme, além de também ser candidato a Melhor Filme Internacional, e Fernanda Torres indicada na categoria de Melhor Atriz.

Além do impacto nas premiações, a produção também obteve um desempenho expressivo nas bilheteiras brasileiras. Com locações no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, “Ainda Estou Aqui”, inclusive, segue em cartaz nos cinemas brasileiros.

Saiba como foram as gravações e bastidores de “Ainda Estou Aqui”:

Descontração

Às vésperas do Oscar, o ator Selton Mello compartilhou nas redes sociais um vídeo com diversos momentos dos bastidores. “Bastidores inéditos. Chega Natal, mas não chega domingo”, escreveu, citando a cerimônia do Oscar que está marcada para o dia 2 de março.

Nas imagens, o ator compartilhou momentos dentro do carro da família Paiva e a celebração do aniversário de Cora Mora, intérprete de Maria Beatriz Paiva (Babiu), a filha caçula de Eunice e Rubens. Além disso, ele publicou um autorretrato diante do espelho e capturou um instante musical entre as gravações.

View this post on Instagram

A post shared by Selton Mello (@seltonmello)

Set sem celulares

Em entrevista ao canal GloboNews, a preparadora de elenco Amanda Gabriel explicou que, em salvas exceções, os atores e membros da equipe não poderiam usar celulares nos sets de gravação.

“Não era só uma questão do elenco não se distrair com o celular, era um filme de época. Acho que Walter entende que a liturgia do cinema é muito importante e ele tem muito respeito. Então, pedia pra que a equipe estivesse focada no filme, fazia parte desse respeito. A gente filmou em película, que exige uma atenção muito grande. Não usar o celular era uma das estratégias para manter a concentração e o espírito da época”, explicou ela.

Ainda segundo Amanda, a ausência de celulares no set permitiu que os atores se conectassem mais no mundo offline, fortalecendo os laços entre eles. Com o tempo livre longe das telas, alguns até descobriram novos hobbies. “A Nanda [Fernanda Torres] e a Valentina [Herszage] tricotaram muito, e as duas se conectaram através disso. Enquanto não estavam filmando, ficavam no cenário, fazendo crochê”, disse.

View this post on Instagram

A post shared by Valentina Herszage (@valentinaherszage)

Humor de Fernanda Torres

À Forbes, a atriz Valentina Herszage, que interpretou Veroca, filha de Eunice Paiva, conta sobre o senso de humor de Fernanda Torres nos bastidores das gravações.

“Passamos dias inteiros juntas chorando de rir, porque ela é muito engraçada, e aprendi muito, porque ela é muito inteligente. Foi um show de coisas incríveis”, disse.

Após as filmagens, a atriz revelou que o contato entre os atores se manteve firme e que a relação é muito amigável. “Mantemos super o contato. No meio da cerimônia do Globo de Ouro, antes de a Fernanda ganhar o prêmio, o Rodrigo Teixeira, produtor internacional do filme, fez uma ligação de vídeo com as pessoas do grupo. Entrei na chamada com Fernanda, Selton, os produtores executivos e várias pessoas da equipe. Depois, o Selton ficou mandando mil mensagens contando como foi quando a Fernanda estava indo pegar o prêmio.”

“Também mandei uma mensagem quando ela ganhou falando ‘te amo’, e ela mandou uma selfie e escreveu ‘rich bitch‘ brincando. Isso é incrível da Fernanda, ela nunca perde o humor e sabe brincar, independentemente da circunstância. Ela não se leva tão a sério, e acho isso muito inteligente, é uma lição que levarei para mim”, complementou.

Grupo no WhatsApp

Olivia Torres, que vive a filha de Eunice Paiva falou sobre os bastidores da produção em entrevista publicada no sábado, 22, no site de Heloisa Tolipan.

Ela compartilhou que deve acompanhar a cerimônia do Oscar com alguns colegas do elenco que também não estarão em Hollywood e também revelou qual o canal preferido para se comunicarem. “Temos um grupinho de WhatsApp. A gente fica trocando memes, figurinhas e matérias do que está saindo sobre Ainda Estou Aqui”, declarou.

Emoções não contidas

Em entrevista ao site americano Letterboxd, Fernanda afirmou que chorava em algumas cenas nos bastidores da produção. “Enquanto eu interpretava Eunice, houve mais de uma vez em que eu chorava depois de algumas cenas porque era muito pesado carregar esse fardo com autocontrole com um sorriso”, relatou.

A atriz também contou que todo o filme foi gravado cronologicamente a pedido do diretor, Walter Salles. “Havia a possibilidade de fazer as cenas da prisão primeiro, mas Walter Salles [diretor] sempre dizia não. Ele sempre dizia: ‘Não há outra maneira de fazer este filme a não ser cronologicamente’”, pontuou a indicada ao Oscar, contando que Selton Mello não voltou mais ao set depois da cena de sua despedida.

“Quando voltei para a casa, eu era uma pessoa diferente. Ter essa experiência como atriz — e não apenas para mim, mas para todos os atores do filme — foi como ter um espelho para a experiência dos personagens. Ajudou muito em termos de construir esse senso de honestidade e verdade no filme. É algo com que eu nunca tinha lidado com um personagem antes e me permitiu explorar emoções muito mais profundas como atriz do que eu teria em um melodrama normal”, finalizou.

Decoração no quarto das atrizes Valentina Herszage e Olívia Torres

Em entrevista ao podcast do AdoroCinema, o OdeioCinema, as atrizes Valentina Herszage e Olívia Torres comentaram sobre a decoração do quarto que era da sua personagem, Veroca.

“O Walter chamou eu e a Luiza, que faz a Eliana e convidou a gente para preencher o quarto das meninas da forma que a gente faria, como essas personagens. Aí, fomos coletando imagens, por exemplo, pra mim a referência da Veroca era Gal Costa total, de postura, atitude, tudo, e colocamos tudo que um jovem poderia estar ouvindo nessa época. Ficamos a tarde pirando e decorando esse quarto”, disse a atriz.

Quando acontece o Oscar?

A cerimônia da 97ª edição do Oscar está marcada para 2 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos. Veja a lista completa dos indicados.

“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou o filme

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como foram os bastidores de “Ainda Estou Aqui”? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.