Governo assina protocolo para trabalho decente no meio rural

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinou nesta quarta-feira (28) um protocolo de intenções para promover o trabalho decente no meio rural.

O pacto estabelece uma ação conjunta entre governo e representantes de empregadores e de trabalhadores para melhorar as condições de trabalho no meio rural e estimular a negociação coletiva.

Outro objetivo do projeto é valorizar a disseminação de práticas sustentáveis, com foco na formalização das relações de trabalho.

“Um protocolo como esse, com a quantidade de representações que temos aqui, mostra o compromisso do governo Lula em, com paciência e teimosia suficiente, virar a página do trabalho indecente, precário, forçado e com exploração da mão de obra infantil”, afirmou o ministro Luiz Marinho.

Durante evento de assinatura do protocolo, também foi criada uma mesa nacional para diálogo no meio rural.

De acordo com Marinho, é importante que o governo, tanto federal quanto estadual, participe da intermediação entre trabalhadores e empregadores, mas o estímulo para que as partes cheguem a acordos entre si é ainda mais relevante.

“Nós estamos estimulando, a partir desse pacto, um processo de diálogo permanente tripartite. Essa mesa nacional tem que ser reproduzida em cada estado”, disse.

“O governo precisa estar, mas também é muito importante que as mesas de trabalhadores e as de empregadores se aproximem. Isso seguramente evitará conflitos na justiça do trabalho”, completou.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também participou do evento e ressaltou a importância de se consolidar a imagem de um Brasil compromissado com o trabalho decente.

“Creio que, quando os parceiros que estão aqui atuam juntos, eles sinalizam para todo o Brasil que não vamos mais tolerar qualquer coisa diferente do trabalho decente”, disse.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo assina protocolo para trabalho decente no meio rural no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.