Defesa Civil Estadual emite alerta para risco elevado de incêndios no interior de SP


Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências, temperaturas devem atingir máxima de 35ºC em algumas regiões paulistas, com previsão de baixa umidade relativa do ar, condições que contribuem para queimadas. Defesa Civil de SP alerta para risco de incêndios em quase todo o território paulista
Defesa Civil Estadual
O estado de São Paulo entra em alerta para risco elevado de incêndios entre esta sexta-feira (30) e domingo (1º). O alerta foi divulgado na quinta-feira (29) pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o CGE, as temperaturas voltam a subir na sexta, com condições para baixa umidade relativa do ar. Neste cenário, as chances de queimadas aumentam.
O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, aponta as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas. De acordo com o Mapa, Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, são cidades com risco elevado de incêndio, por conta das temperaturas que podem chegar a 35ºC. Nestas cidades, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%. O CGE ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h.
Para as regiões de Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem ser de 34ºC, além da umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Já para as regiões de São José do Rio Preto, os termômetros podem registrar 33ºC, com umidade do ar também abaixo dos 20%.
Em Itapeva, Sorocaba e Iperó, a temperatura pode registrar máxima de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%. Na região de Jundiaí, a máxima prevista será de 27ºC, com umidade relativa do ar ficando abaixo dos 30%.
A recomendação da Defesa Civil é para que a população evite praticar exercícios físicos ou outras atividades ao ar livre entre às 10h e 16h, evite aglomerações em ambientes fechados e use soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.
Incêndio que começou na quarta-feira (21) atingiu 120 alqueires entre Taquarituba e Coronel Macedo (SP)
Defesa Civil de Taquarituba
Gabinete de crise
O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios.
Conforme a Defesa Civil, a mudança climática ocorre por conta do enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem.
A população pode contribuir com a prevenção, não colocando fogo em áreas de vegetação seca, não jogando bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizando limpeza da área ruralc com fogo, não queimando lixo e não soltando balão.
Cuidados com os incêndios florestais
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Artesp acompanham a situação para eventuais bloqueios de rodovias devido a focos de fogo e fumaça que possam atrapalhar a visibilidade dos motoristas.
A inalação de fumaça proveniente dos incêndios agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.
A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, o morador deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Incêndio registrado na região de São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.