Chuva esperada para 18 dias caiu em seis horas em Mauá, na Grande São Paulo

As cidades de Mauá e Santo André, na região do ABC Paulista, registraram volumes de chuva extremamente elevados na tarde desta segunda-feira (31), causando alagamentos e quedas de árvores.

Em apenas seis horas, Mauá acumulou 137 milímetros de chuva, o que era esperado para cair num intervalo de 18 dias. Já em Santo André, o volume foi de 95 milímetros, representando em poucas horas toda a precipitação esperada para 13 dias do mês de março.


De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo, os números registrados impressionam. Em Mauá, os 137 milímetros de chuva correspondem a 60% da média histórica para março, que é de 230 milímetros.

Em Santo André, os 95 milímetros equivalem a 42% da média mensal de 226 milímetros.

Diante da intensidade da chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta severo às 14h47 para os municípios da Região do ABC, recomendando que a população buscasse locais seguros. Felizmente, não houve registros de vítimas.

Em Mauá, houve o desabamento de uma casa no Jardim Zaira.


Forte chuva causou um desabamento causou um desabamento na região do ABC Paulista • Reprodução/Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros recebeu um grande número de chamados devido aos transtornos causados pelas chuvas. Em Santo André, foram registradas 23 ocorrências de queda de árvores e 63 chamados para alagamentos. Em Mauá, os bombeiros atenderam a duas quedas de árvores e sete alagamentos.

O forte temporal interrompeu parcialmente a circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM. A estação Santo André chegou a precisar ser temporariamente fechada por conta das chuvas.

Imagens registradas pela CNN mostram a estação Santo André ainda com água na manhã de hoje. Funcionários trabalham na limpeza do local.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva esperada para 18 dias caiu em seis horas em Mauá, na Grande São Paulo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.