Baixar
Tocar
E o governo de São Paulo autorizou a publicação de um edital de licitação para transferir à iniciativa privada a gestão de 143 escolas públicas do estado.
A concessão prevê a reforma, operação e manutenção de 143 unidades que foram escolhidas, segundo o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, por estarem em piores condições e precisando de grandes reformas.
Notícias relacionadas:
- Governo de SP autoriza edital para privatizar gestão de 143 escolas.
- STF libera licitação de SP para gestão privada de escolas públicas.
- Justiça de SP anula leilões para gestão privada de escolas estaduais.
O projeto prevê a gestão apenas dos serviços não pedagógicos, como limpeza, manutenção, alimentação, vigilância e internet. O edital de licitação para transferir a gestão de escolas públicas estaduais para a iniciativa privada foi publicado no Diário Oficial do estado dessa terça-feira (1º).
A terceirização da gestão das escolas faz parte da Parceira Pública Privada de Novas Escolas, proposta pelo governo do estado de São Paulo. A chamada privatização da gestão de escolas estaduais tem sido questionada na justiça. Em março deste ano, a Vara da Fazenda Pública paulista suspendeu licitações de dois leilões realizados no fim do ano passado.
O governo paulista recorreu da decisão, e neste ano, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, liberou a continuidade das licitações.

Educação A concessão prevê a reforma, operação e manutenção São Paulo Governo de SP autoriza edital para privatizar gestão de 143 escolas STF libera licitação de SP para gestão privada de escolas públicas Justiça de SP anula leilões para gestão privada de escolas estaduais 02/04/2025 – 15:06 Nadia Faggiani / Liliane Farias Leandro Martins – repórter da Rádio Nacional Parceria Público Privada escolas São Paulo Gestão Escolar quarta-feira, 2 Abril, 2025 – 15:06 1:24