Nesta sexta-feira (04), diversas regiões do Brasil enfrentam risco de eventos hidrológicos, como enxurradas, alagamentos e inundações, além de movimentos de massa, como deslizamentos e quedas de barreiras. A informação é baseada em um alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão entre os estados com maior risco.
O risco de eventos hidrológicos é considerado alto para as regiões intermediárias de São Paulo e São José dos Campos (SP), incluindo a Baixada Santista e o Litoral Norte.
No Rio de Janeiro, as regiões de Rio de Janeiro e Petrópolis também apresentam risco alto. A previsão de chuvas persistentes e pancadas fortes aumenta a probabilidade de enxurradas, alagamentos e inundações.
Risco moderado de eventos hidrológicos é previsto para as regiões de Campinas e Sorocaba (SP), Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campos dos Goytacazes (RJ), e Cachoeiro do Itapemirim (ES). No Nordeste, as regiões de São Luís (MA) e Fortaleza (CE) também apresentam risco moderado. Pancadas de chuva com forte intensidade podem causar inundações, enxurradas e alagamentos.
Alerta em massa
Na Região Norte, Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA) apresentam risco moderado de eventos hidrológicos. As áreas metropolitanas destas cidades são as mais suscetíveis a inundações pontuais, enxurradas e alagamentos temporários devido à previsão de pancadas de chuva de forte intensidade.
No Sudeste, o risco de movimentos de massa é alto nas regiões de Petrópolis, Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa (RJ), São Paulo e São José dos Campos (SP). A combinação de áreas com alta suscetibilidade e a previsão de chuva forte aumenta a possibilidade de deslizamentos e quedas de barreiras.
O risco é considerado moderado nas regiões de Juiz de Fora, Pouso Alegre (MG), Macaé-Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes (RJ) e Cachoeiro do Itapemirim (ES). A chuva prevista pode ser suficiente para provocar deslizamentos pontuais, principalmente em encostas suscetíveis.
Regiões Nordeste e Norte também com risco
No Nordeste, Fortaleza (CE) e Manaus (AM) apresentam risco moderado de movimentos de massa. A chuva prevista, somada aos acumulados recentes, pode causar deslizamentos em áreas suscetíveis.
Petrópolis (RJ) apresenta risco muito alto de movimentos de massa. A alta suscetibilidade da região, combinada com a previsão de chuva forte e acumuladas, aumenta consideravelmente a probabilidade de deslizamentos e quedas de barreiras.
As regiões de Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa, Campos dos Goytacazes (RJ), Juiz de Fora (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES), São Paulo e São José dos Campos (SP), também estão em alerta, com risco considerado alto, para a ocorrência de movimentos de massa, devido à presença de áreas de alta suscetibilidade e à previsão de chuva intensa que podem causar deslizamentos pontuais e quedas de barreiras. O risco é considerado moderado em Pouso Alegre (MG) e Macaé-Rio das Ostras (RJ) devido à previsão de chuva moderada.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alerta: regiões do Brasil estão sob perigo de chuvas e deslizamentos no site CNN Brasil.