‘Não sejam fracos e estúpidos’, diz Trump a americanos

WASHINGTON, 7 ABR (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (7) que os americanos não sejam “fracos e estúpidos” de cair em “pânico” por conta do caos provocado no mercado financeiro pelo tarifaço contra produtos importados.   

A declaração foi dada na rede social Truth, na esteira do derretimento de bolsas mundo afora no primeiro pregão da semana.   

“Os Estados Unidos têm a chance de fazer algo que deveria ter sido feito décadas atrás”, afirmou Trump em uma publicação.   

“Não sejam fracos! Não sejam estúpidos! Não sejam ‘panicanos’ (um novo partido baseado nas pessoas fracas e estúpidas!). Sejam fortes, corajosos e pacientes, e o resultado será a grandeza”, acrescentou o presidente.   

Na semana passada, Trump anunciou tarifas recíprocas de 10% a 50% contra quase todos os países do mundo, deflagrando uma guerra comercial que arrisca jogar a economia global em uma recessão.   

Bolsas asiáticas fecharam o pregão desta segunda-feira em forte queda, como Hong Kong (-13,22%, pior resultado desde 1997), Taiwan (-9,7%, maior desvalorização da história), Tóquio (-7,83%) e Xangai (-7,34%).   

O pânico também chegou à Europa, onde a Bolsa de Milão apresentava contração de 4,96% por volta de 15h20 (horário local), movimento acompanhado por Frankfurt (-3,92%), Madri (-4,46%), Paris (-3,90%) e Londres (-3,91%). (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.