O que é Legendários? Retiro cristão para homens atrai famosos e viraliza na web

O movimento Legendários tem conquistado famosos nos últimos meses, como Eliezer, Thiago Nigro, Lúcio Junior, Deive Leonardo e Kaká Diniz e, na última semana, ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais após ser confundido com o extinto programa de Marcos Mion, na Record TV, que levava o mesmo e tinha como marca visual as mesmas cores do movimento (preto e laranja).

Mas afinal, o que é Legendários?

Trata-se de um grupo cristão voltado para homens, que visa “resgatar casamentos e mudar vidas”. O grupo se tornou famoso depois de publicar nas redes sociais alguns vídeos de eventos com pregações religiosas e atividades físicas de impacto.

Quem se propõe a fazer parte do movimento vive uma experiência de imersão na natureza por 72 horas, com o intuito de, segundo o site oficial, desenvolver “um herói a cada família”.

“Devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”, diz o texto.

O movimento foi fundado em 2015 pelo pastor da Guatemala, e chegou ao Brasil em 2017. Atualmente, está presente em 13 países, mas o Brasil é o segundo com maior número de participantes, ficando atrás apenas do país de origem, e já “formou” 52 mil homens. Curitiba vai sediar os Tops 1009 e 1011, em maio deste ano.

Os integrantes têm até um grito de guerra, o “ahu”, que nada mais é do que a sigla das palavras “amor, honra e unidade”.

Quem já participou do Legendários afirma que a experiência individual de cada um no acampamento é uma convenção que não deve ser exposta publicamente. Isso explica o motivo de os participantes ficarem isolados, incomunicáveis, sem suas famílias.

Eles são orientados a levar barracas, sacos de dormir, mochila, isolantes térmicos e outros itens, entre eles uma Bíblia – este é um item obrigatório.

Quanto custa?

O investimento é de R$ 1490 à vista ou parcelado em até 10x com acréscimo. O programa é apenas para homens e os solteiros também podem participar. As inscrições são feitas pelo site oficial do movimento.

Morte na trilha

Em 31 de janeiro de 2025, Fábio Adriano Machado Cherini, de 44 anos, morreu após passar mal no acampamento dos Legendários, na região do Rio Negro, em Mato Grosso do Sul.

A morte só se tornou pública quando o grupo retornou para Campo Grande, capital do Estado, no dia 2 de fevereiro.

Segundo o Uol, o socorrista da equipe disse que Fábio apresentou confusão mental, mas que sinais vitais estavam normais. Ele passou a ser acompanhado pela equipe médica contratada para o evento, mas voltou a passar mal e teve uma parada cardíaca.

Uma ambulância o transportou para um hospital, mas ele teve novas paradas cardíacas e não resistiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Eli (@eliezer)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Legendários Bahia (@legendariosbahia)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LEGENDARIOS | TRACK OUTDOOR OF POTENTIAL (@legendariosgoias)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.