Minério de ferro registra menor cotação em quase seis meses

Os futuros do minério de ferro registraram nesta terça-feira, 8, a quarta queda consecutiva, atingindo o menor preço desde outubro do ano passado. O contrato mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian recuou 3,15%, encerrando a 738,5 iuanes (US$ 100,87) a tonelada.

A baixa é reflexo direto da escalada nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China, maior consumidora global do insumo, o que tem ofuscado o habitual aumento da demanda durante o pico sazonal do setor de construção chinês, que ocorre em abril.

Os investidores reagiram negativamente à recente ameaça do presidente norte-americano Donald Trump de elevar tarifas adicionais sobre produtos chineses, o que levou Pequim a prometer retaliação. Analistas apontam que este cenário pode comprometer ainda mais a demanda global por aço e seus componentes.

Além do minério de ferro, outros insumos siderúrgicos também foram afetados pelas tensões comerciais. Na Bolsa de Dalian, o carvão de coque caiu 4,68%, e o coque teve recuo de 4,08%. Os principais contratos futuros do aço negociados em Xangai também encerraram o dia em queda.

Com informações de Notícias de Mineração Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.