Papa Francisco participa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro

papa Francisco fez uma aparição surpresa neste domingo, 13, na celebração de Domingo de Ramos na Praça São Pedro, no Vaticano. Ainda em recuperação de uma pneumonia dupla que o deixou hospitalizado por mais de cinco semanas, o pontífice de 88 anos apareceu em cadeira de rodas, sem o auxílio de oxigênio e com a voz mais firme em breve saudação: “Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”

A presença do papa não era esperada e não havia sido confirmada pelo Vaticano com antecedência. Com aparência frágil, Francisco circulou por entre fiéis e distribuiu bênçãos, mas sua participação nas celebrações de Páscoa ainda deve ser avaliada por médicos.

A homilia da cerimônia foi escrita por Francisco, mas presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. No texto, o papa agradece pelas orações e pedie solidariedade com os que sofrem. “Neste momento de fraqueza física, [as orações] me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus”, escreveu ele. O papa também orou pelas vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e pediu paz para diversas regiões em conflito, como Sudão, Ucrânia e Oriente Médio.

Aparições públicas

Na quarta-feira, 9, o papa esteve reunido com rei Charles III e rainha Camila por cerca de 20 minutos em audiência privada. Na quinta-feira, 10, o pontífice fez uma visita inesperada à Basílica de São Pedro, ainda utilizando oxigênio e manta. No sábado, 12, foi à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Desde sua alta, em 23 de março, Francisco tem seguido plano de fisioterapia motora e respiratória.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.