Baixar
Tocar
Milhares de pessoas lotaram a Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (23), para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco. O corpo do pontífice vai ser velado, em cerimônia aberta ao público, até a noite de sexta-feira (25).
O corpo do papa, de 88 anos, que morreu na segunda-feira (21), em seu quarto, na casa de hóspedes Santa Marta, no Vaticano, após sofrer um derrame, foi levado à Basílica de São Pedro, em uma procissão solene, no início da manhã desta quarta-feira. O caixão ficará aberto nos três dias de velório.
O funeral do papa foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ocorrer o sepultamento, conforme pedido do pontífice.
A cerimônia, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia dos nove dias de luto e orações em honra ao papa.
Padre há 62 anos, o monge beneditino Marcelo Barros explica como será o ritual fúnebre no sábado:
“No sábado, vai ter a missa na Basílica de São Pedro, celebrada pelo mais velho de todos os cardeais (…). Acabada a missa, passa na Basílica de São Pedro ainda e, depois, é levado em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o papa Francisco quis ser sepultado. E é o primeiro papa que é sepultado em Roma, fora do Vaticano”.
Diferentemente dos seus antecessores, o funeral do papa Francisco, a pedido dele, não terá pompa nem tradição digna de realeza. A mudança mais simbólica foi o fim do uso dos tradicionais três caixões (de cipreste, chumbo e carvalho), substituídos por um único caixão, de madeira simples revestido com zinco.
“Ele é enterrado em um caixão normal, e ele quer que seja na terra e que apenas tenha a inscrição Franciscus, mais nada”, explicou o religioso.
O funeral de sábado vai reunir chefes de Estado e de governo de todo o mundo, incluindo o presidente Lula. Líderes de Itália, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e da Argentina, país natal de Francisco, também confirmaram presença.
O conclave para escolher o novo papa não deve começar antes de 6 de maio. Os cardeais, agora reunidos em Roma, vão decidir a data após discussões frequentemente prolongadas.
Os horários informados pelo Vaticano para a visitação de fiéis à basílica para a despedida do papa são os seguintes: nesta quarta-feira, das 11h até a meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; na sexta-feira (25), das 7h às 19h.

Internacional Multidão lota Basílica de São Pedro, onde corpo do pontífice é velado São Paulo 23/04/2025 – 20:38 Bianca Paiva / Rafael Guimarães Joana Côrtes – Repórter da Rádio Nacional Morte Papa Francisco papa Francisco Lula quarta-feira, 23 Abril, 2025 – 20:38 2:59