Baixar
Tocar
Nesta quarta-feira, 24 de abril, o programa Viva Maria celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data remete à promulgação da Lei nº 10.436, de 2002, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão. Desde então, o 24 de abril tornou-se um marco na luta pelos direitos das pessoas surdas.
Nesta edição, o Viva Maria convidou Raquel Melo, tradutora e intérprete de Libras, para refletir sobre essa data e compartilhar sua trajetória marcada por militância e vivência direta com a surdez.
Raquel é filha de pais surdos, o que a torna uma coda (filha ouvinte de pais surdos), termo originado nos Estados Unidos. Por isso, desde cedo conviveu com a Libras como sua língua materna.
Seu envolvimento com a causa é enraizado e vai além do afeto. Para Raquel, os 23 anos da Lei de Libras representam um motivo de celebração, mas também de reflexão. “É uma lei muito nova. Ainda há muitos avanços a serem realizados”, destaca.
Entre os principais desafios, ela aponta a ausência de intérpretes em espaços essenciais: “meus pais sentem muita falta de intérpretes em bancos, hospitais, em atendimentos básicos que são ofertados em qualquer órgão público”.
No Dia Nacional da Libras, ela reforça a importância do acesso precoce à língua de sinais para crianças surdas, principalmente quando nascem em famílias ouvintes. Confira a entrevista completa no player.

Geral Confira entrevista com Raquel Melo, tradutora e intérprete de Libras Brasília 24/04/2025 – 08:31 Mara Régia – apresentadora do Viva Maria Viva Maria quinta-feira, 24 Abril, 2025 – 08:31 11:06